Álvaro Kalleby é medalha de prata no florete na Gymnasiade 2025

Álvaro Kalleby conquista a medalha de prata no florete masculino na Gymnasiade 2025

Álvaro Kalleby posa com a medalha de prata entre os técnicos Lorana Schwantes e Maurício Mutti (CBE)

Assessoria de imprensa da CBE

O Brasil conquistou nesta segunda-feira um grande resultado na Gymnasiade, os Jogos Mundiais Escolares, que estão sendo disputados na Sérvia. Álvaro Kalleby, do Paulistano, conquistou a medalha de prata no florete masculino. O chinês Lin Weile ficou com o ouro, enquanto Victor Martínez, do México, e Rastko Cosic, da Sérvia, ficaram com o bronze.

Com sete atletas na disputa do florete masculino, todos se enfrentaram na fase de poules. Nesta etapa, Álvaro Kalleby mostrou que tinha tudo para conseguir um bom resultado ao vencer cinco dos seis confrontos. Na estreia, ele fez 5 a 2 sobre Rastko Cosic, mas, na segunda rodada, perdeu para Lin Weile pelo mesmo placar. A partir daí, emplacou quatro vitórias seguidas: 5 a 3 em Rostyslav Romanyuk, da Ucrânia, 5 a 1 em Anubhava Pawar, da Índia, 5 a 0 em Enrique Noriega e 5 a 4 em Victor Martínez. Os dois últimos adversários são mexicanos.

Álvaro Kalleby vibra após conseguir um ponto na Gymnasiade
Álvaro Kalleby vibra após conseguir um ponto na Gymnasiade (CBE)

Com o segundo lugar nas poules, Álvaro Kalleby enfrentou Enrique Huerta, que tinha ficado em sétimo, nas quartas de final. O brasileiro não deu chance ao atleta do México e venceu por 15 a 2. Na semifinal, o adversário foi Rastko Cosic, atleta da casa, que contava com a força da torcida, mas o brasileiro não quis saber e venceu por 15 a 11 para garantir uma vaga na decisão da medalha de ouro.

Na final, o adversário foi o chinês Lin Weile. Melhor das poules, ele se classificou direto para semifinal, fase em que derrotou o mexicano Victor Martínez por inapeláveis 15 a 0. Na decisão, Álvaro Kalleby deu trabalho, mas o atleta da China levou a melhor, venceu por 15 a 6 e conquistou a medalha de ouro.

Álvaro Kalleby subiu ao pódio da Gymnasiade 2025 e colocou no peito a medalha de prata
Álvaro Kalleby subiu ao pódio da Gymnasiade 2025 e colocou no peito a medalha de prata (CBE)

Mais brasileiros

A segunda-feira foi o segundo dos três dias de esgrima na Gymnasiade. Além de Álvaro Kalleby, Yasmin Barros entrou em ação na espada feminina e terminou em 12º lugar. Na véspera, Sophia Asquino ficou em quinto no florete feminino e Joaquim Peluso foi o sétimo no sabre masculino. O Brasil termina sua participação na esgrima da Gymnasíade neste terça-feira com Pedro Henrique Louzada na espada masculina e Laís Tosta no sabre feminino.

Equipe da esgrima do Brasil na Gymnasiade 2025 com os técnicos Maurício Mutti e Lorana Schwantes, além do árbitro Gabriel Vasques
Equipe da esgrima do Brasil na Gymnasiade 2025 com os técnicos Maurício Mutti e Lorana Schwantes, além do árbitro Gabriel Vasques (CBE)
Pular para o conteúdo