Bia Bulcão faz sua estreia internacional em 2025 no Grand Prix de Turim (Miriam Jeske/COB)
Camila Nakazato – Assessoria de imprensa da CBE
O final de semana será recheado de torneios na Europa com presença de brasileiros. 16 esgrimistas jogam a partir de quinta-feira (6), com destaque para Alexandre Camargo e Ana Beatriz Bulcão, que fazem estreias internacionais de 2025 em Heidenheim e Turim, respectivamente, além de Victoria Vizeu, que busca um bom resultado na Copa do Mundo de Barcelona.
Alexandre Camargo, número 149 do mundo na espada e líder do ranking brasileiro, fará sua estreia internacional em 2025, mas já estava em período de preparação na Europa desde 10 de janeiro. A pretensão de Alexandre Camargo é treinar forte e evoluir, já pensando em Los Angeles-2028. “Minha ideia é ficar toda temporada europeia aqui, até julho pelo menos. Então, vai ser bem bom. Já estou buscando evoluir ao máximo, e já ter força máxima, para assim melhorar, para evoluir já nesse primeiro ano, pós-Olimpíada, e assim conseguir chegar num nível mais forte daqui a quatro anos”, contou.
Para Alexandre, além do Campeonato Mundial na Geórgia em julho, sua maior prioridade será o Campeonato Pan-Americano, no Rio de Janeiro em junho. “Eu priorizo sempre o Pan-Americano por ser na nossa casa e também por dar bastante pontos no ranking FIE, essa é a minha ideia”, explicou Alexandre Camargo. Matheus Brandt, Nicolas Deguchi e Pedro Petrich também competem na Copa do Mundo de Espada em Heidenheim, na Alemanha, a partir de 6 de fevereiro, no individual e por equipes.
Outra que vai em busca de um bom resultado no seu primeiro torneio do ano é Ana Beatriz Bulcão, no Grand Prix de Florete de Turim, na Itália, de 7 a 9 de fevereiro. Número 75 do ranking internacional e líder da classificação brasileira, a atleta já se encontra em solo italiano para a competição. “É sempre bom para mim competir na Itália, porque considero a minha segunda casa, e vou ter minha treinadora acompanhando, a Alessandra Nuti, que treina aqui comigo e com o pessoal da Frascati, e que apoia bastante a minha preparação. E acaba sendo legal nesse aspecto, já que tem muita competição que acabo indo sozinha”, falou confiante a brasileira.
Mesmo que o GP seja um torneio importante de início do ano, Bia Bulcão encara com tom de leveza, mas com seriedade ao mesmo tempo. “Acredito que vai ser uma prova bem forte, mas acho que é para ter essa sensação de adaptação. Eu vou buscar me divertir, jogar bem solta, sem colocar expectativa em relação ao resultado, mas em relação à minha performance”, explicou a atleta. Além de Bia, Alan Patrick Burberry, Dominic de Almeida, Lorenzo Mion e Livia Burberry jogam na competição em Turim.
Por fim, Victoria Vizeu volta a pista após estreia internacional de 2025 no Grand Prix de Doha. Agora, a brasileira disputa a Copa do Mundo de Espada em Barcelona, entre 7 e 9 de fevereiro, que contará também com Laura Correia, Maria Carolina Guimarães, Maria Paro, Gabriela Portugal, Marcela Silva e Pietra Teixeira.
Victoria, que é 64ª colocada do ranking internacional de espada e número 1 do Brasil, busca chegar ao quadro principal do torneio, que passou perto em Doha. “Eu participei do Grand Prix de Doha, fiquei um pouco abaixo do meu objetivo, que era chegar ao quadro principal. Mas foi uma boa experiência para continuar trabalhando para as próximas competições. Agora, na Copa do Mundo de Barcelona, meu objetivo também é chegar ao quadro principal”, explicou. Victoria também relatou como está ansiosa para representar o Brasil nas equipes ao lado de Laura Correia, Maria Paro e Marcela Silva. “Eu também estou bastante ansiosa para jogar por equipes, porque faz tempo que a gente não joga. Como as meninas estão por aqui na Europa, vai ser uma boa experiência para treinar para as próximas competições”, finalizou.