Com 35 medalhas, Brasil conquista o título do Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil de Esgrima

Meninas da espada vibram com mais uma medalha de ouro. Foto: Acervo pessoal.

 

Último dia de disputas em Rosário, na Argentina, teve mais um título e duas pratas por equipes

 

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil é o grande campeão do Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil de Esgrima. Neste sábado (21), os nossos atletas juvenis conquistaram mais três medalhas em Rosário, na Argentina: ouro na competição feminina de espada e pratas nas duas provas por equipes de florete, somando 35 ao todo.

O número é impressionante, se considerarmos que um país pode conquistar até 78 medalhas nesta competição, caso coloque os quatro atletas no pódio de todos os torneios individuais e conquiste medalhas em todas as competições de equipes. Os 35 pódios brasileiros significam quase 45% do número máximo.

Além disso, o país manteve uma hegemonia no continente. Em 2023, com um desempenho impressionante em Assunção, no Paraguai, o Brasil faturou 38 medalhas, superando de longe seus adversários. Neste ano, o cenário se repetiu na Argentina.

Neste sábado, as meninas da espada se destacaram. Laura Correia, Ginevra Giordano, Clara Amaral e Maria Paro atropelaram as adversárias: contra o Equador, na quartas, 45 a 11; diante da Colômbia, na semifinal, 33 a 25; e na decisão, vitória por 45 a 27 sobre as paraguaias.

No florete feminino, o time formado por Livia Matos, Carolina Brecheret, Valentina Basso e Julia Grahl ficou com a prata. Elas venceram as argentinas na semifinal, por 45 a 27, mas caíram na decisão contra as peruanas: 34 a 45.

O time masculino de florete, que tinha Pedro Nogueira, André Mura, Murilo Machado e Giorgio Fumagalli, também ficou com a medalha de prata. Os meninos bateram a Colômbia na semifinal, com 45 a 37 no placar, mas foram superados pelos equatorianos na decisão, por 25 a 45.

O time masculino de espada também atuou neste sábado, ficando em quinto lugar na disputa de equipes, fechando a participação brasileira na competição.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo