Skip to main content

Competição abriu a temporada nacional; agora, é a vez dos Veteranos e do Torneio Nacional de Espada Ronaldo Schwantes

Bernardo Bicalho (esq.) conquistou título em Curitiba. Foto: Bruna Stengler.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A temporada 2024 da esgrima brasileira começou em alto estilo. Reunindo 62 espadistas (32 no feminino e 30 no masculino), foi disputado nesta quinta-feira (14) o Torneio Nacional Cadete da CBE. Os jogos tiveram como palco as pistas montadas no Campus central da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba-PR. E os primeiros campeões nacionais do ano foram Laura Correia (Paulistano), no feminino, e Bernardo Bicalho (Pinheiros), no masculino.

O Torneio Nacional Cadete foi o primeiro dos três eventos inaugurais da temporada. Nesta sexta (15), no mesmo local, será realizado o Torneio Nacional de Veteranos e a etapa feminina do Adulto; no sábado (16), a etapa masculina – estes dois últimos eventos compõem o tradicional Torneio Nacional de Espada Ronaldo Schwantes. Em ano olímpico, uma bela oportunidade para o público curitibano desfrutar de esgrima de alto nível, reunindo nossos melhores atletas na arma.

Feminino

No feminino, Laura Correia confirmou seu favoritismo. Medalhista de prata no último Campeonato Pan-Americano Cadete, a espadista do Paulistano passou de forma invicta pelas pules e deu prosseguimento à sua trajetória vitoriosa no quadro principal da competição – com direito a show na decisão.

No quadro de 16 (fora bye no de 32), Laura venceu Sophia Asquino (Life Quality) por 15-8. Já no quadro de 8, a adversária superada foi Yasmin Barros (Dourado Esgrima), pelo placar de 15-10. Na fase semifinal, o triunfo, por 15-10 – com mais uma grande atuação – foi sobre Pietra Brazolin, do Pinheiros.

No duelo feminino decisivo do Torneio Nacional Cadete, Laura Correia mediu forças com Giulia Komatsu (Dourado Esgrima), que se classificou à final derrotando Aydée Dias (AMK-PR). E foi um show da favorita.

Laura dominou a adversária desde o início e, de forma arrasadora, abriu 12 pontos de vantagem. No final, a supremacia foi confirmada com um placar de 15-3, que garantiu mais uma medalha de ouro à galeria da talentosa Laura Correia. 

 “Todos os jogos foram muito difíceis. Estou feliz com essa medalha. Na final, a estratégia foi definida junto a meu técnico e, mesmo com a vantagem, me mantive concentrada do início ao fim”, analisou Laura.

Masculino

No masculino cadete, a trajetória do espadista campeão da categoria mostrou sua capacidade de superação. Bernardo Bicalho, do Pinheiros, teve quatro vitórias e uma derrota nas pules; seu bom desempenho foi suficiente para torná-lo bye no quadro de 32.

No quadro de 16, começou a arrancada de Bernardo rumo ao título. Com autoridade, ele bateu por 15-5 Samuel Brandini, da Dourado Esgrima-SP. A seguir, pelo quadro de 8, outra boa vitória, desta vez sobre Eduardo Viana, da Romão Gomes Esgrima-MG, pelo placar de 15-8.

Na semifinal, o duelo foi contra um rival tradicional: Fernando Melian, do Paulistano. Bernardo Bicalho impôs seu jogo, venceu por 15-10 e chegou à decisão. Na briga pelo título, teria pela frente seu companheiro de clube Eduardo Gonçalves, que superara Matheus Brandt.

O jogo final, entre dois atletas do Pinheiros, que se conhecem bastante, foi equilibrado. Até que Bernardo encontrou seu melhor ritmo, impôs seu jogo e fechou em 15-10, conquistando a medalha de ouro. Após o confronto, o campeão, de apenas 16 anos, comemorou a conquista:

“Eu e Eduardo somos amigos, treinamos juntos. Ele é canhoto e usei uma boa estratégia para conseguir vencê-lo. Meu objetivo é chegar o mais longe possível na esgrima, eu amo esse esporte”, afirmou Bicalho.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support