Guilherme Toldo conquista vaga na chave principal da Copa do Mundo de Istambul

Brasileiro enfrenta o espanhol Carlos Llavador na madrugada deste sábado, no quadro de 64; Nathalie Moellhausen também entra em ação na Itália

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil terá um representante na chave principal da Copa do Mundo de Florete Masculino, em Istambul, na Turquia. O gaúcho Guilherme Toldo, número 33 do ranking mundial da arma, passou das etapas iniciais da competição e vai disputar o quadro de 64 principal neste sábado (10).

Toldo, que conquistou duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, se tornando o maior vencedor da esgrima brasileira nesta competição, foi o 57° colocado na pule, com quatro vitórias em seis jogos disputados. Foi o suficiente para passar direto pelo primeiro quadro preliminar, seguindo para a fase seguinte.

No segundo quadro preliminar, ele bateu o ucraniano Ievgen Lazarenko, por 15 a 3. A boa vitória lhe deu ainda mais força para eliminar o austríaco Tobias Reichetzer, por 15 a 7, garantindo assim sua passagem para o quadro principal de 64. Neste sábado, ele encara o espanhol Carlos Llavador, número 17 do ranking, às 5h (de Brasília). No domingo, encara um importante desafio no torneio de equipes, em que o Brasil busca subir no ranking olímpico com o objetivo de classificação aos Jogos de Paris 2024.

Os outros brasileiros na competição não se classificaram. Pedro Marostega fez boa campanha na pule, mas acabou caindo no último quadro preliminar e ficou em 70°. Lorenzo Mion avançou até o segundo quadro preliminar, enquanto Ricardo Pacheco se despediu na pule.

Nathalie na Itália

Além de Guilherme Toldo, o Brasil terá a presença de outra atleta em pista neste sábado. Nathalie Moellhausen, terceira do mundo na espada, vai disputar a Copa do Mundo de Lignano, na Itália, como cabeça de chave número 1. Ela encara a japonesa Miho Yoshimura, às 9h05, pelo quadro de 64.

Outras três brasileiras participaram da disputa, nas fases preliminares. A medalhista pan-americana Victória Vizeu foi a melhor, alcançando o segundo quadro preliminar, quando caiu para a estoniana Julia Beljajeva (7 a 15). Marcela Silva e Maria Carolina Guimarães se despediram nas pules. Na Copa do Mundo de Berna, na Suíca, outro espadista brasileiro, Matheus Brandt, também não avançou aos quadro preliminares.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

 

 

Pular para o conteúdo