Em Curitiba (PR), Pedro Petrich, Isabela Carvalho e Carolina Brecheret foram os campeões do dia, respectivamente da espada, do sabre e do florete sub-20
Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
O primeiro dia do Campeonato Brasileiro Interclubes Cadete e Juvenil foi marcado por disputas emocionantes, finais de ciclos e rivalidade no ginásio do Clube Curitibano, em Curitiba (PR). O sábado (16) consagrou Pedro Petrich (Academia Mestre Kato/PR), Isabela Carvalho (Pinheiros/SP) e Carolina Brecheret (Paulistano/SP), todos juvenis (sub-20), vencedores respectivamente da espada, do sabre e do florete.
Na prova de espada individual masculina, a maior do dia com 48 esgrimistas, Pedro Petrich encerrou com chave de ouro a sua passagem pelas categorias de formação. A partir do ano que vem competirá exclusivamente no adulto e, em sua despedida, venceu o promissor Rafael Ribeiro (Sala São Jorge/SP) na final, por 15 toques contra 7.
“Estou muito feliz por fechar este ciclo em primeiro no ranking. Foi muito especial, principalmente por ser em casa”, comentou. “Agora é só melhorar, para a frente, nunca para trás. No momento estou em quarto no ranking adulto e desejo me consolidar”, concluiu. As medalhas de bronze na espada ficaram com Matheus Brandt (Pinheiros/SP) e João Hoffmann (União/RS).
A final do sabre individual feminino marcou um choque de gerações. Com apenas 14 anos, Stella Santos (Paulistano/SP) desafiou Isabela Carvalho (Pinheiros/SP), de 17, depois de uma espetacular virada na semifinal contra Isabela Cunha (Lindóia/RS), medalhista de bronze ao lado de Ana Beatriz Fraga (Pinheiros/SP).
Desta vez encontrou uma adversária que soube controlar bem o jogo desde o primeiro toque e aos poucos foi minando o ímpeto de Stella, até chegar aos 15 a 4 que lhe garantiram a medalha de ouro. “Sempre trato meus oponentes com o mesmo respeito e foi uma ótima final com a Stella. Ela sempre tem um jogo muito forte, mas hoje foi o meu dia e estou muito feliz”, afirmou Isabela. “É o meu último ano de juvenil, então eu quero ganhar o máximo de títulos possíveis”, acrescentou a paulista.
Por fim, na decisão do florete feminino, a sadia rivalidade entre Carolina Brecheret e Gabriella Vianna proporcionou mais um grande jogo entre ambas, que se alternaram na liderança do placar nos dois primeiros tempos. O último tempo começou com Brecheret vencendo por apertados 11 a 9 e sem pedidos de revisão ao VAR para ambas.
A esgrimista do Paulistano voltou mais concentrada para a pista e de cara colocou três importantes toques, que lhe garantiram o fôlego e a tranquilidade necessária para vencer por 15 a 9. “Antes do intervalo eu estava muito cansada e minhas pernas começaram a falhar. Mas descansei, ajustei meu jogo de pernas e consegui focar no jogo dela”, esclareceu a campeã. Fechando o pódio do florete, Stella Frias (Pinheiros/SP) e Livia Matos (União/RS) foram bronze.
A competição prossegue em Curitiba neste domingo (17), com jogos individuais pela categoria Cadete (sub-17), nas três armas e dois gêneros. O evento tem transmissão gratuita pelo YouTube, na CBEsgrima TV (https://www.youtube.com/@cbesgrima).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]