Garrigós mantêm vivo o sonho da classificação para o Pré-Olímpico e leva a decisão da vaga para o Brasileiro; Marques dispara no ranking nacional do florete e Amanda deve voltar ao segundo lugar na espada
Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
O Torneio Nacional Cidade de São Paulo, penúltima etapa do circuito na temporada, chegou ao fim neste sábado (19). E os campeões do dia nas pistas do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), foram Henrique Marques (florete masculino), Amanda Netto Simeão (espada feminino) e Henrique Garrigós (sabre masculino).
No sabre masculino, cujo ranking nacional decide o representante do país no Pré-Olímpico, Garrigós colocou fogo na disputa, voltando ao primeiro lugar e levando a decisão da vaga para Porto Alegre. Amanda pode voltar ao segundo lugar na espada e Marques dispara na frente no florete. Confira como foram os duelos deste sábado:
Florete masculino
A decisão do florete masculino foi entre atletas do mesmo clube, acostumados a treinar juntos e a disputar títulos: Henrique Marques e Paulo Morais, ambos do Pinheiros-SP. E como era de se esperar, foi um jogo acirrado, dramático, com direito a emoção até o último toque.
A final começou equilibrada. Morais saiu na frente, porém Marques reagiu e conseguiu virar o jogo. Após uma grande reação de Paulo Morais (que tirou uma diferença de seis pontos e empatou), o desfecho foi dramático, decidido somente por vídeo – a favor de Henrique Marques. Com a vitória por 15-14, o líder do ranking na arma garantiu mais um título de campeão na temporada.
“Abri vantagem e diminuí o ritmo, daí o Paulo reagiu. Mas consegui voltar para o jogo e vencer. Ele estava melhor fisicamente e, no ponto decisivo, parti logo para decidir”, revelou Henrique Marques.
Espada feminino
Amanda Netto Simeão, do Clube Curitibano-PR, terceira colocada no ranking, e Victoria Vizeu, do Paulistano-SP, vice-líder, se enfrentaram na final da espada. Um clássico, reunindo duas de nossas melhores atletas na modalidade.
E a vencedora do duelo decisivo foi Amanda, que se impôs desde o início e abriu uma boa vantagem no placar. Após o jogo ser interrompido para atendimento médico a Victoria, a experiente atleta do Curitibano seguiu em ritmo forte para vencer por 15-7 e conquistar a medalha de ouro.
“Vim determinada a vencer essa competição. A classificação para o Pan-Americano já estava encaminhada e essa foi uma boa preparação. Meu foco é a equipe, tenho 18 anos de experiência e quero ajudar. Queremos ganhar os Jogos Pan-Americanos por equipes”, disse Amanda, se referindo ao Pan de Santiago-CHI, entre outubro e novembro, próxima competição internacional que disputará.
Sabre masculino
O sabre masculino foi a arma que fechou o Torneio Nacional Cidade de São Paulo, sendo a única que valia disputa direta para o Pré-Olímpico. E em altíssimo estilo: Henrique Garrigós, do Paulistano, não apenas venceu Bruno Pekelman, do Pinheiros, por 15-8, como também tomou do rival a liderança do ranking e ficou em vantagem na briga pela vaga ao Pré-Olímpico, que será decidida na última etapa da temporada, em Porto Alegre-RS.
Garrigós cumpriu uma atuação excelente no jogo decisivo. Foi para cima e não deu chances a Pekelman, abrindo uma vantagem que o permitiu administrar o placar na reta final do combate.
“Foi bom demais. Depois de alguns meses sem uma conquista nacional, ganhar aqui me deixa muito feliz. Eu e o Bruno estamos sempre decidindo, fazendo grandes jogos e dessa vez me saí melhor”, disse Garrigós, falando também sobre a disputa com Pekelman pela vaga no Pré-Olímpico:
“É uma vantagem pequena que agora tenho sobre ele. Porto Alegre vai definir tudo. É um sonho poder disputar os Jogos, mas antes tem o Pré-Olímpico e é preciso chegar a essa primeira etapa. Vamos tentar, eu acredito”, concluiu.
Definição no Sul
A última etapa do circuito nacional de esgrima na categoria adulto será o Campeonato Brasileiro, cuja disputa ocorrerá de 12 a 15 de outubro, em Porto Alegre-RS. Nesta competição, serão definidos os classificados ao Pré-Olímpico no florete feminino, florete masculino e sabre masculino.
Equipes
Neste domingo (20), também no Centro Paralímpico Brasileiro, serão disputadas as provas finais do Torneio Nacional de Equipes. Nas pistas, haverá duelos no florete masculino, sabre masculino e espada feminino.
CAMPEÕES DO TORNEIO NACIONAL CIDADE DE SÃO PAULO
- Espada masculino – Alexandre Camargo (AMK-PR)
- Florete masculino – Henrique Marques (Pinheiros-SP)
- Sabre masculino – Henrique Garrigós (Paulistano-SP)
- Espada feminino – Amanda Netto Simeão (Curitibano-PR)
- Florete feminino – Bia Bulcão (Pinheiros-SP)
- Sabre feminino – Pietra Chierighini (Paulistano-SP)
Classificação Olímpica
No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.
Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos de Paris, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]