Conhecidos os primeiros campeões do Torneio Satélite e da 2ª Copa Brasil de Paraesgrima em São Paulo-SP

Dos onze títulos disputados no Centro de Treinamento Paralímpico, apenas um foi não foi conquistado por atletas brasileiros

Lucas Julião foi campeão nacional pela primeira vez. Foto: Rosele Sanchotene.

Paulo Rocha e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Emoção de sobra nas pistas do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP. Foram iniciadas nesta sexta-feira (4) as disputas simultâneas do Torneio Satélite, etapa oficial da Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS), e da 2ª Copa Brasil de Paraesgrima, organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE). E neste dia inicial de disputa, vários campeões já foram conhecidos.

Conquistaram títulos do Torneio Satélite da IWAS Mônica Santos (Florete B e Sabre B), Fabiana Soares (Florete A), Rayssa Veras (Sabre A), Vanderson Chaves (Sabre B), Jovane Guissone (Espada B) e o argentino Carlos Freitas (Espada A). Os campeões da 2ª Copa Brasil, por sua vez, foram Kevin Damasceno (Sabre A), Vanderson Chaves (Sabre B), Lucas Julião (Espada A) e Izaías Monteiro (Espada B).

Florete

A primeira arma a entrar na pista no dia de abertura, pelo Torneio Satélite da IWAS, foi o Florete feminino B. A final foi jogada por Mônica Santos (GNU-RS) e Rudineia Manica (ADF-PR), que superaram respectivamente, nas semifinais, Suelen Rodolpho e a alemã Sylvi Tauber. Ao vencer a rival por 15-13, Mônica faturou o primeiro título do dia.

“Acabei de chegar da Polônia e estou indo para a Coreia competir. Portanto, este campeonato foi um ótimo teste para que eu pudesse avaliar meu jogo. Esgrima é toque a toque, ação a ação. Estou feliz por vencer”, declarou Mônica.  

Já na categoria A, a decisão do Torneio Satélite foi entre Fabiana Soares (SC Magnolia-RJ) e Shelby Jensen, dos Estados Unidos, que havia superado Carminha Oliveira (ADF-PR) na semifinal. Num duelo equilibrado, Fabiana tomou a dianteira do placar na reta final e venceu por 15-11, garantindo o ouro.

“Consegui me concentrar e as ações foram saindo. Já joguei com a Shelby em Copas do Mundo e a conhecia. Na pule, inclusive ela tinha me vencido. Estou satisfeita. Foi uma vitória para o Rio, sou carioca”, disse a campeã Fabiana. 

Sabre

A decisão da 2ª Copa Brasil de Paraesgrima no Sabre masculino A reuniu o campeão mundial sub-23 Kevin Damasceno (Grêmio Náutico União-RS) e Alex Sandro Souza (Pinheiros-SP). Mostrando sua boa técnica e estratégia de jogo bem elaborada, Kevin confirmou seu ótimo momento ao vencer por 15-4 e faturar o ouro.

No Sabre masculino B, Vanderson Chaves derrotou Jovane Guissone (ADF-PR) por 15-11 e faturou o título da 2ª Copa Brasil. Após a decisão, o atleta do Grêmio Náutico União-RS não escondeu sua satisfação com a conquista sobre um adversário do mais alto nível. 

“Jogar contra o Jovane é sempre difícil, assim como é contra o Izaías (Monteiro), a quem venci na semifinal. A final teve alguns pedidos de VAR, foi um jogo acirrado. Superar adversários desse nível é muito bom”, declarou Vanderson.

 A final entre Vanderson Chaves e Jovane Guissone se repetiu no Sabre masculino B do Torneio Satélite da IWAS (nas semifinais, eles eliminaram, respectivamente, o argentino Hugo Alderete e o colombiano Hector Barrios). E mais uma vez Vanderson levou a melhor, vencendo o duelo novamente por 15-11 sagrando-se campeão mais uma vez. “Jovane é um exemplo de atleta, é um prazer disputar finais com ele”, disse.

Já no Sabre feminino A do Torneio Satélite, Carminha Oliveira (ADF-PR) e Rayssa Veras (Paulistano-SP) decidiram o título. Numa final equilibrada, Rayssa mostrou mais precisão nas ações e venceu por 15-10.

De posse da medalha de ouro no Florete B, Mônica Santos (GNU-RS) teve como oponente Sylvi Tauber, da Alemanha, na final do Sabre feminino B, pelo Torneio Satélite. Com uma virada nos pontos finais do confronto, ela bateu a germânica por 15-13 e faturou seu segundo título no dia inaugural da competição.

“Levei alguns toques, mas melhorei meu rendimento e virei o jogo na reta final. É muito bom vencer, ainda mais uma atleta da Alemanha. Vibrei muito durante o jogo e ela pareceu ter ficado abalada. Isso é bom”, comemorou.  

Espada

Na Espada masculino A da 2ª Copa Brasil, a final reuniu Lucas Julião (API Nauru-SP) e Clodoaldo Zafatoski (ADF-PR). O jogo foi bastante parelho no seu início, nenhum dos competidores conseguiu abrir uma boa vantagem. No fim, Lucas fechou em 15-13 e faturou a sua medalha de ouro.

“Tenho um ano e quatro meses de esgrima e, nos campeonatos que disputei, vinha sempre batendo na trave. É meu primeiro título e estou muito feliz”, disse Lucas, que revelou trabalhar no setor de marketing do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, ou seja: estava literalmente em casa.

Já na Espada B masculino, também pela Copa Brasil, a decisão foi entre Izaías Monteiro (ADF-PR) e Maurício de Lima (GNU-RS). Jogando bem, Izaías abriu boa vantagem no placar e conduziu o duelo até a vitória por 15-5 e o título.

Na Espada masculino A do Torneio Satélite da IWAS, Kevin Damasceno, que já conquistara o título da 2ª Copa Brasil no Sabre A, disputou a final com o argentino Carlos Freitas: rivalidade na pista. Mais experiente, o atleta da Argentina (que tem 43 anos, contra 19 de Kevin) saiu em desvantagem, mas virou o placar e venceu por 15-11, conquistando o único título de um estrangeiro neste dia inicial de competição.

A final da Espada B do Torneio Satélite também posicionou frente a frente um brasileiro e um argentino: Jovane Guissone e Hugo Alderete. Jovane precisou usar toda sua categoria e experiência para superar o adversário por 15-8 e conquistar o título na última prova disputada no dia inicial de competição.

Encerramento

Neste sábado (5), dia de encerramento do Torneio Satélite da IWAS e da 2ª Copa Brasil de Paraesgrima, seguem as disputas de sabre, espada e florete válidas pelas duas competições. A entrada no Centro de Treinamento Paralímpico é franca, e a CBEsgrima TV transmite o evento ao vivo (https://www.youtube.com/cbesgrima).  

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]
Pular para o conteúdo