Skip to main content

Evento, que começa nesta sexta-feira, acontece em Katowice, na Polônia, e reúne oito das dez melhores espadistas do mundo

Victória Vizeu é uma das brasileiras na Polônia. Foto: BizziTeam/FIE

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A espada é a arma da vez na esgrima internacional. E o Brasil será defendido por duas atletas na Copa do Mundo de Katowice a partir desta sexta-feira (27). As espadistas Victória Vizeu e Maria Carolina Guimarães estão na cidade polonesa para irem à pista na competição, que marca a última edição do torneio da temporada internacional 2021/2022.

Como a esgrima segue o calendário europeu, a temporada internacional começa e é encerrada no meio do ano, período em que competições da FIE (Federação Internacional de Esgrima), como Copas do Mundo e Grand Prix, iniciam um hiato de intertemporadas.

As brasileiras disputam a competição individual, que será finalizada neste sábado (28), e elas terão grandes desafios para avançarem no campeonato já que oito das dez melhores espadistas do mundo marcam presença.

Estão em Katowice: as sul-coreanas Injeong Choi (1ª colocada no ranking mundial) e Sera Song (5ª); a estoniana Katrina Lehis (2ª); a francesa Marie-Florence Candassamy (4ª); as italianas Rossella Fiamingo (6ª) e Alberta Santuccio (9ª); a húngara Anna Kun (7ª); e a honconguesa Man Wai Vivian Kong (8ª).

Apesar da forte concorrência, Victória Vizeu está animada para a disputa da última Copa do Mundo de Espada 2021/2022. A esgrimista vem de boas participações nacional e internacionalmente, já que foi a campeã da Copa Porto Alegre 250 anos e medalhista de bronze juvenil no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil.

“Venho treinando e me preparando bastante durante a última temporada. Eu fico feliz em ter tido a oportunidade de participar de tantas competições de alto rendimento neste ano, pois tenho certeza de que, além de resultados, a experiência que adquiri é essencial para o meu desenvolvimento como atleta. Levando isso em conta, me sinto bem animada para esta última Copa do Mundo da temporada e espero dar o meu melhor”, disse a esgrimista do Club Athletico Paulistano-SP.

E realmente Victória participou de diversas competições internacionais em 2022. Além do Pan-Americano Cadete e Juvenil, ela jogou duas edições de Grand Prix (em Doha, no Catar, e Budapeste, na Hungria), uma Copa do Mundo (em Barcelona, na Espanha) e o Campeonato Mundial Cadete e Juvenil (ocorrido em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos).

Maria Carolina também jogou internacionalmente nos últimos meses. As duas últimas competições da atleta no estrangeiro aconteceram em Barcelona, na Espanha, e em Tallin, capital da Estônia. A primeira foi realizada em fevereiro deste ano, em que ela finalizou a participação na 243ª posição. Na segunda, a atleta foi a 194ª colocada em novembro do ano passado. Ela ainda não jogou nacionalmente em 2022.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support