Evento, que começa nesta sexta-feira, acontece em Katowice, na Polônia, e reúne oito das dez melhores espadistas do mundo

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
A espada é a arma da vez na esgrima internacional. E o Brasil será defendido por duas atletas na Copa do Mundo de Katowice a partir desta sexta-feira (27). As espadistas Victória Vizeu e Maria Carolina Guimarães estão na cidade polonesa para irem à pista na competição, que marca a última edição do torneio da temporada internacional 2021/2022.
Como a esgrima segue o calendário europeu, a temporada internacional começa e é encerrada no meio do ano, período em que competições da FIE (Federação Internacional de Esgrima), como Copas do Mundo e Grand Prix, iniciam um hiato de intertemporadas.
As brasileiras disputam a competição individual, que será finalizada neste sábado (28), e elas terão grandes desafios para avançarem no campeonato já que oito das dez melhores espadistas do mundo marcam presença.
Estão em Katowice: as sul-coreanas Injeong Choi (1ª colocada no ranking mundial) e Sera Song (5ª); a estoniana Katrina Lehis (2ª); a francesa Marie-Florence Candassamy (4ª); as italianas Rossella Fiamingo (6ª) e Alberta Santuccio (9ª); a húngara Anna Kun (7ª); e a honconguesa Man Wai Vivian Kong (8ª).
Apesar da forte concorrência, Victória Vizeu está animada para a disputa da última Copa do Mundo de Espada 2021/2022. A esgrimista vem de boas participações nacional e internacionalmente, já que foi a campeã da Copa Porto Alegre 250 anos e medalhista de bronze juvenil no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil.
“Venho treinando e me preparando bastante durante a última temporada. Eu fico feliz em ter tido a oportunidade de participar de tantas competições de alto rendimento neste ano, pois tenho certeza de que, além de resultados, a experiência que adquiri é essencial para o meu desenvolvimento como atleta. Levando isso em conta, me sinto bem animada para esta última Copa do Mundo da temporada e espero dar o meu melhor”, disse a esgrimista do Club Athletico Paulistano-SP.
E realmente Victória participou de diversas competições internacionais em 2022. Além do Pan-Americano Cadete e Juvenil, ela jogou duas edições de Grand Prix (em Doha, no Catar, e Budapeste, na Hungria), uma Copa do Mundo (em Barcelona, na Espanha) e o Campeonato Mundial Cadete e Juvenil (ocorrido em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos).
Maria Carolina também jogou internacionalmente nos últimos meses. As duas últimas competições da atleta no estrangeiro aconteceram em Barcelona, na Espanha, e em Tallin, capital da Estônia. A primeira foi realizada em fevereiro deste ano, em que ela finalizou a participação na 243ª posição. Na segunda, a atleta foi a 194ª colocada em novembro do ano passado. Ela ainda não jogou nacionalmente em 2022.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima