Skip to main content

Pedro Petrich, na espada juvenil, e Talia Calazans, no florete juvenil feminino, também conquistam títulos em Contagem-MG

Guilherme Toldo e a medalha conquistada nesta quinta. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Favoritismo confirmado nas pistas da principal competição da esgrima nacional em 2022. Nesta quinta-feira (26), dia inaugural do 1º Torneio Adulto e Juvenil – 95 anos CBE, no ginásio do Sesc, em Contagem-MG, o floretista Guilherme Toldo, atual número 11 da arma no mundo, correspondeu à expectativa geral e conquistou a medalha de ouro na categoria adulto. Já na espada juvenil masculino, o campeão foi Pedro Petrich, enquanto no florete juvenil feminino o título ficou com Talia Calazans.

Líder do ranking nacional e grande atração do torneio, Guilherme Toldo, atleta do Grêmio Náutico União-RS, atravessa uma fase excepcional. Tem cumprido participações excelentes em diversas competições internacionais, inclusive fazendo história. Jogando muito e evoluindo cada vez mais, é a grande esperança da esgrima brasileira no ciclo olímpico Paris 2024 – ele busca disputar sua quarta Olimpíada.

Em Contagem, como já era esperado, o favorito ao título do florete adulto não deu chance aos adversários que enfrentou desde a fase de pules, superando quem se apresentasse para desafiá-lo nas pistas. Chegando à semifinal, encontrou Fernando Scavasin, do Pinheiros-SP, outro atleta olímpico. Toldo o venceu por 15-6 e garantiu vaga na final da competição.  

O rival na decisão foi Henrique Marques, do Pinheiros-SP, que superara Ricardo Pacheco, do Paulistano-SP, por 15-8 na outra partida da semifinal. O gaúcho Guilherme Toldo, mostrando todo seu talento, venceu por 15-11 e garantiu mais uma medalha de ouro para sua extensa coleção.

Apesar do sucesso internacional que vem obtendo na esgrima, o título em Minas teve sabor especial para Toldo. Afinal, desde 2019 não disputava uma competição no Brasil, em razão da pandemia e de uma lesão sofrida por ele.

“Fico feliz por poder jogar em casa, rever amigos. Gosto muito de estar aqui. Quanto às provas internacionais, montei uma boa estrutura para competir no exterior e esse sucesso é consequência. Estou chegando cada vez mais perto de meus objetivos, conquistar uma medalha olímpica para o Brasil seria um sonho e vou atrás dele”, afirmou o campeão.

Petrich brilha na espada juvenil

Uma esgrima de alto nível também foi apreciada na disputa da espada juvenil, no masculino, pelo público que compareceu ao ginásio do Sesc. A medalha de ouro ficou com o paranaense Pedro Petrich, da Academia Mestre Kato-PR, título conquistado com um triunfo por 15-10 sobre Matheus Brandt, atleta do Pinheiros-SP.

Após superarem as pules eliminatórias e os quadros de 32, 16 e 8, Petrich e Brandt chegaram à semifinal, na qual enfrentaram dois atletas do Barroca Tênis Clube-MG, respectivamente Olavo Donato e Miguel Giffoni. Ao vencerem seus confrontos, classificaram-se para disputar a decisão.

A final foi jogada com muita técnica e bastante equilíbrio. Até contagem atingir 8-8, nenhum dos oponentes conseguia abrir dois pontos de vantagem. Foi quando Petrich assumiu o comando das ações e acabou fechando o placar em 15-10, garantido o ouro.

“Todos os combates foram muito puxados, estou muito feliz. É o começo do caminho para o Mundial do ano que vem. Entrei bastante focado, assisti os combates do Brandt e já entrei sabendo o que teria que fazer. Agradeço a torcida e a todos os que me ajudaram a chegar ao título”, comemorou Petrich.

Talia vence no florete feminino

O nível das floretistas juvenis mostrou-se muito alto durante a competição no Sesc da Contagem, Após interessantes combates, chegaram à fase semifinal quatro boas promessas da modalidade: Talia Calazans (Grêmio Náutico União-RS), Laura Papaiano (Paulistano-SP), Gabriella Vianna (Pinheiros-SP) e Lívia Matos (Grêmio Náutico União-RS).

Talia bateu Laura por 15-4 e Gabriella superou Lívia, de apenas 14 anos, por 15-3. O confronto decisivo foi um jogão. As floretistas disputaram com intensidade, alternando bons momentos, a rivalidade proporcionando belo espetáculo. No final, melhor para a gaúcha Talia Calazans, que triunfou por 15-9 e levou a medalha dourada.

“Fiquei feliz com essa vitória. Não comecei tão bem na pule, mas cresci durante a competição. Conheço as adversárias e a meta é sempre tentar controlar os jogos. Acho que consegui”, afirmou Talia, que atualmente reside e estuda nos Estados Unidos.

“Estudo na Universidade da Pensilvânia e está sendo muito bom em todos os aspectos, não só acadêmicos, mas esportivos também. Lá, consigo treinar com pessoas diferentes, que possuem outros estilos e isso me serve como aperfeiçoamento para as competições”, concluiu a campeã.

A competição prossegue nesta sexta-feira (27), em Contagem-MG, com as disputas de espada masculino e florete feminino, no adulto; e florete masculino e sabre feminino, no juvenil. O encerramento acontecerá domingo (29).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrimaYOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support