Skip to main content

Atleta do Grêmio Náutico União conseguiu bater Bia no florete, que não perdia um título nacional há três anos; Alexandre Camargo, Lorenzo Mion e Luana Pekelman foram os outros campeões do dia

Mariana Pistoia venceu a decisão do florete por 15 a 8. Foto: Rosele Sanchotene/CBE

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O segundo dia de Torneio Adulto e Juvenil – CBE 95 anos teve um título expressivo nesta sexta-feira (27). Em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), Mariana Pistoia quebrou a sequência invicta de três anos de Bia Bulcão no florete feminino nacional e ficou com o ouro. Dia ainda teve títulos de Alexandre Camargo (na espada masculina adulto), Lorenzo Mion (florete masculino juvenil) e Luana Pekelman (sabre feminino juvenil).

Em dia de quatro ouros distribuídos no SESC de Contagem, o destaque vai para o feito de Mariana Pistoia, do Grêmio Náutico União. No florete feminino, a esgrimista conseguiu algo que nenhuma outra atleta alcançava há muito tempo em solo brasileiro: tirar um título de Bia Bulcão, do Esporte Clube Pinheiros.

Bia não perdia em competições nacionais desde março de 2019, sequência que foi interrompida por Mariana em um grande jogo. A medalhista de ouro conseguiu se impor diante da adversária e a superou por 15 a 8, ficando com o título, muito comemorado por seus companheiros de equipe presentes em Contagem.

“Eu estou feliz, fazia tempo que eu não conseguia dar o meu melhor em pista e isso estava me incomodando. Mas hoje eu consegui jogar bem desde o início da final, me senti confiante, que é o mais importante”, disse a campeã do florete, que agora embarca para Assunção, no Paraguai, para a disputa do Pan-Americano, que começa na próxima sexta-feira (3).

Na espada masculina, um duelo entre colegas de equipe na decisão: Athos Schwantes e Alexandre Camargo, ambos da Academia Mestre Kato-PR. Camargo conseguiu uma grande vitória contra Schwantes, que vinha de um ouro na Copa Porto Alegre 250 anos, realizada no mês passado. No embate, Alexandre aplicou 15 a 9.

O espadista, que também embarca para Assunção para a disputa do Pan, falou sobre a conquista.

“Hoje eu consegui me apresentar bem, eu consegui me preparar e trabalhar bem o meu jogo com o Mestre Kato, pensamos e corrigimos os erros que vinha cometendo em pista. Era muito importante este resultado visando a preparação para o Pan-Americano, que já é na semana que vem”, explicou Camargo.

No juvenil, mais dois atletas se sagraram campeões. O primeiro ouro do dia na categoria saiu no florete masculino em que teve uma final protagonizada por Lorenzo Mion (Esporte Clube Pinheiros-SP) e Ricardo Pacheco (Club Athetico Paulistano-SP), em que o primeiro se saiu melhor. Mion fez grande exibição e triunfou por 15 a 8.

Campeão, Lorenzo elogiou o adversário da decisão: “É sempre difícil o combate contra ele (Ricardo Pacheco), mas neste eu consegui encontrar o jogo na metade do embate e deu certo.”

A última decisão da categoria juvenil e do segundo dia de Torneio CBE 95 anos foi no sabre feminino. Na arma, duas atletas muito talentosas fizeram o combate pelo ouro em que Luana Pekelman (Esporte Clube Pinheiros-SP) superou Pietra Chierighini (Club Athletico Paulistano-SP) por 15 a 11 na decisão. A medalhista de ouro não conseguia disfarçar a felicidade após a vitória.

“Eu fiquei bem feliz com o que eu estava fazendo em pista, tudo que eu vinha treinando acabou funcionando aqui. Fiquei muito contente com o resultado. A vitória é sempre muito importante para a sequência”, enalteceu a esgrimista do Pinheiros.

O Torneio Adulto e Juvenil – CBE 95 anos volta a movimentar as instalações do SESC de Contagem-MG neste sábado (28), dia que terá as disputas da espada e sabre feminino no adulto e do sabre masculino no juvenil.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support