Skip to main content

Dia entregou três ouros em Contagem: Amanda Simeão na espada e Luana Pekelman no sabre feminino adulto; e Fabio Salles no sabre masculino juvenil

Luana Pekelman vibra com titulo adulto diante de Karina Trois. Foto: Rosele Sanchotene/CBE

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O terceiro dia de Torneio Adulto e Juvenil – CBE 95 anos teve finais para todos os gostos. Neste sábado (28), três atletas puderam sair do SESC de Contagem-MG com a medalha de ouro no peito e todos tiveram histórias distintas rumo ao título: campeã no juvenil, Luana Pekelman faturou o título da arma desta vez no adulto; Amanda Simeão, atleta olímpica, derrotou a esgrimista do juvenil, Ginevra Giordano, na espada adulta feminina; e Fabio Salles superou um colega de equipe na decisão do sabre masculino sub-20 para ficar com o campeonato.

Se tem algo que Luana Pekelman não pode fazer sobre os seus dois últimos dias é reclamar de que não ganhou nada. A esgrimista do Esporte Clube Pinheiros teve um final de semana mágico ao faturar um ouro no sabre juvenil e, agora, mais outro no adulto neste sábado. A dobradinha da jovem foi concretizada diante de Karina Trois (Club Athletico Paulistano-SP) em partida finalizada em 15 a 7.

“Independente de qualquer oponente vou sempre tentar dar o meu melhor, fazer as coisas que estou treinando. Estarei sempre buscando o primeiro lugar e foi o que eu fiz hoje. Tudo vem dando certo”, comemorou a medalhista de ouro no sabre, que torcerá para o seu irmão, Bruno Pekelman, levar mais um título para a família neste domingo, quando ele joga o sabre adulto.

Na espada adulta, Contagem foi palco do embate entre duas gerações. De um lado, Amanda Simeão (do Clube Curitibano-PR), que já defendeu o Brasil em Jogos Olímpicos e, do outro, Ginevra Giordano, do Club Athletico Paulistano-SP, jovem de 17 anos que está aparecendo cada vez mais no juvenil.

Apesar da diferença de vivência em pista, as duas protagonizaram um duelo muito acirrado. No final, prevaleceu a experiência. Amanda foi decisiva nos pontos finais, conseguiu uma grande virada durante a partida e saiu com o triunfo por 15 a 12 diante de Ginevra.

Campeã, Amanda, que estava há oito meses sem jogar esgrima, falou sobre o jogo do título: “Eu estava um pouco cansada, um pouco com receio. Quando chegou 10 a 7 para ela, eu pensei ‘não tenho nada a perder’. Então, eu fui para cima, fui com tudo, liguei aquele gás final que eu acho que estava guardando para o momento”.

“Eu fiquei imaginando que eu era a número um, que esse lugar era meu e, por isso, eu fui para cima. Eu estou muito feliz que eu consegui colocar em prática o que eu aprendi todos esses anos”, completou a atleta, que parte para o Paraguai para defender o Brasil no Pan-Americano.

O juvenil teve uma decisão neste sábado e foi no sabre masculino. A final foi muito acirrada e foi resolvida somente nos últimos toques. Protagonizada por dois companheiros de Club Athletico Paulistano-SP – Fabio Salles e Renato Saliba – o primeiro se deu melhor ao vencer por 15 a 13 e fez questão de elogiar muito o adversário da final.

“O Renato, além de ser um colega de Paulistano, é um cara que está jogando muito bem, ele tem evoluído muito nos últimos tempos, então jogar com ele vai ser sempre muito difícil. Além disso, ainda teve o adicional da gente se conhecer muito bem, sabemos como o outro gosta de jogar, por isso, é um jogo bem complicado, bem difícil”, elogiou o campeão.

O último dia de Torneio Adulto e Juvenil – CBE 95 anos conhecerá dois novos campeões neste domingo (29). No dia, a espada feminina juvenil e o sabre masculino adulto serão as categorias com combates no SESC de Contagem.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support