Skip to main content

Pekelman levou ouro após jogo acirrado na final do sabre masculino adulto, enquanto Maria Vitória foi soberana na espada feminina juvenil

Bruno Pekelman e Maria Paro levaram os últimos ouros em Contagem. Fotos: Rosele Sanchotene/CBE

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Depois de quatro dias do mais alto nível de esgrima, o Torneio Adulto e Juvenil – 95 anos CBE foi encerrado neste domingo (29). E os movimentos derradeiros colocaram fogo no SESC de Contagem-MG. O evento entregou mais duas medalhas de ouro para atletas que fizeram campanhas invictas: Bruno Pekelman, no sabre masculino adulto, e Maria Vitória Paro, na espada feminina juvenil.

O título adulto do dia foi resolvido somente no último suspiro. Bruno Pekelman (Esporte Clube Pinheiros-SP) e Henrique Garrigós (Club Athletico Paulistano-SP) protagonizaram um confronto acirradíssimo, em que Pekelman abriu uma vantagem de 14 a 9 e viu o adversário empatar tudo. Entretanto, o esgrimista do Pinheiros conseguiu o último toque para ficar com o campeonato. Vitória por 15 a 14.

“Eu venho gostando das emoções, por enquanto só foram emoções positivas (risos). Na final, eu estava na frente e, na minha visão, os últimos toques do Garrigós foram erros meus. Eu consegui manter um jogo muito bom a partir do segundo tempo e, quando eu cheguei ao 14º ponto, acabei cometendo erros. O 15º ponto é sempre o mais difícil, mas o importante é fazer, e eu fiz”, disse o campeão.

A campanha de Bruno foi invicta. O atleta venceu todos os seis jogos que fez na pule 1, o que garantiu a sua classificação direta para o quadro de 32. Na fase, ele passou por Luiz Soares (Barroca Tênis Clube-MG) por 15 a 4. Depois, ele derrotou Lucas Schubert, do Lindóia Tênis Clube-RS, pelo mesmo placar do jogo anterior no quadro de 16.

No quadro de 8, ele jogou contra o colega de equipe, Matheus Becker, que foi um adversário difícil de ser batido. Pekelman triunfou por 15 a 13. Posteriormente, Bruno superou Fabio Salles, do Club Athletico Paulistano-SP, por 15 a 11, na semifinal que precedeu o grande confronto da decisão.

O medalhista de ouro falou sobre a sua expectativa para o próximo compromisso, que será o Campeonato Pan-Americano, a partir de sexta-feira (3), em Assunção, no Paraguai.

“Eu vou para o Pan-Americano com uma sensação muito boa de jogo, acho que evoluí bastante. Estou com expectativas altas, confiante com o meu jogo e comigo mesmo”, afirmou.

Com o título, Bruno conseguiu o terceiro pódio para a família Pekelman nesta competição de Contagem. Além do ouro dele no sabre adulto, Luana, sua irmã, levou dois títulos na mesma arma, sendo uma no adulto e o outro no juvenil feminino.

Na espada juvenil, Maria Vitória Paro foi soberana na disputa da arma. A esgrimista do Dourado Esgrima Club-SP venceu todos os jogos da pule (quatro partidas) e avançou na primeira colocação.

O seu bom desempenho seguiu nas eliminatórias, quando passou por Mariana Meine (Grêmio Náutico União-RS) por 15 a 7 no quadro de 16. Na sequência, Maria derrotou outra atleta do GNU, Mirela Simanke, por 15 a 6 no quadro de 8.

Os dois jogos seguintes foram os mais complicados para Paro. Ela encarou Clara Amaral (Esporte Clube Pinheiros-SP) e somente conseguiu o triunfo no último toque: 15 a 14. A final não foi mais simples. Diante de Ginevra Giordano (Club Athletico Paulistano-SP), medalhista de prata na disputa do adulto, Maria fez grande jogo para sair com uma grande vitória por 15 a 12.

“Estou muito feliz. Eu estava com a cabeça no lugar hoje e isso facilitou o meu desempenho em pista, aí eu consegui me sair bem. Jogar contra ela (Ginevra) foi muito bom, pude experimentar coisas novas em combate”, enalteceu a campeã.

“O Diego (Dourado, treinador da atleta) estava sempre me falando sobre a questão de sentar em guarda e de confiar mais nas minhas ações, e acho que o período que eu passei fora do Brasil disputando competições internacionais me ajudou a corrigir os meus erros”, completou.

O 1º Torneio Adulto e Juvenil – 95 anos CBE agitou o SESC de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte-MG, durante os últimos quatro dias. Ao todo, o campeonato entregou 12 medalhas douradas, sendo seis no adulto e seis no juvenil.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support