Skip to main content

Evento, que começa nesta quinta-feira no SESC da cidade mineira, conta com o melhor da esgrima nacional e estrutura de ponta

Guilherme Toldo é uma das estrelas do evento nacional. Foto: BizziTeam/FIE

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A partir desta quinta-feira (26), o 1º Torneio Adulto e Juvenil – 95 anos CBE terá o seu início decretado em Contagem (MG). Mas não será qualquer competição. Com expectativa de ser a melhor competição do ano, o campeonato na região metropolitana de Belo Horizonte terá uma estrutura de ponta e contará com o melhor da esgrima nacional em suas pistas.

No torneio, jogará a maior parte dos principais atletas brasileiros da modalidade. Um deles é Guilherme Toldo. O floretista do Grêmio Náutico União-RS volta a um torneio nacional vivendo uma fase espetacular.

Atual número 11 do mundo da arma, Toldo vem de resultados especiais em edições de Copas do Mundo e Grand Prix. Em abril deste ano, ele fez História ao chegar na sexta posição da Copa do Mundo de Belgrado, na Sérvia, em que ele estabeleceu a segunda melhor marca de um brasileiro em edições masculinas.

Na sequência, o atleta, líder do ranking nacional, voltou a ir longe em mais dois campeonatos ao ficar na 11ª posição da competição em Plovdiv, na Bulgária, e do Grand Prix, em Incheon, na Coreia do Sul. E, agora, ele desembarca em Contagem buscando perdurar a sua boa fase.

No florete feminino adulto, Bia Bulcão parte para a Grande BH para tentar mais um título nacional. A esgrimista do Esporte Clube Pinheiros-SP não perde uma competição nacional desde março de 2019 e, fazendo grande campanha, venceu a última que disputou no Brasil: a Copa Porto Alegre 250 anos, realizada em abril deste ano.

Se depender do quanto ela treinou depois do título, ela pretende manter a escrita em Contagem.

“Eu intensifiquei os meus treinamentos no último mês, mudei bastante coisa no treino, coloquei uma carga bem forte, já pensando no Pan-Americano. Tentei melhorar a minha intensidade e resistência para ter isso bem em combate. Em Contagem, vai ser uma boa prova para ver como eu estou para o Pan e ver como essas mudanças aparecem em competição”, contou a esgrimista, que disputa o Campeonato Pan-Americano a partir de 3 de junho, em Assunção, capital do Paraguai.

A espada masculina adulto conta com todos os atletas do Top 10 nacional na disputa. Entre eles, está Athos Schwantes, que é o atual campeão da arma na Copa Porto Alegre 250 anos. Representante da Academia Mestre Kato-PR, o esgrimista compartilhou que o seu maior objetivo no Torneio Adulto – CBE 95 anos é continuar a jogar com alegria.

“Minha expectativa é jogar com bastante alegria, me divertir jogando, como eu venho fazendo nos últimos anos. Meu objetivo, atualmente, é muito mais estar feliz em pista e sempre dar o meu melhor, além de contribuir com a equipe brasileira e ser referência para os atletas que estão chegando, em ser alguém em que os jovens queiram vencer em campeonato”, disse o atual número dois do país na espada.

Na competição juvenil, o nível promete ser tão alto quanto nos adultos. A competição vai reunir nomes de atletas promissores do cenário nacional como: Clara Amaral (Esporte Clube Pinheiros-SP), Pedro Petrich (Academia Mestre Kato-PR), Talia Calazans (Grêmio Náutico União-RS), Ricardo Pacheco (Club Athletico Paulistano-SP), Luana Pekelman (Pinheiros-SP), Matheus Becker (Pinheiros-SP), entre outras atrações.

Estrutura de ponta em Contagem

Além dos atletas em pista, a competição trará outros atrativos. Um exemplo é a estrutura. O evento tem como sede o SESC da cidade mineira, que disponibilizará um espaço de mais de 1.000 m² para o torneio da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), com hotel, restaurante e estacionamento no local. Além disso, será disponibilizada aos participantes toda a infraestrutura do clube, como a área de lazer.

Eduardo Romão Gomes, diretor de prova da CBE e Mestre d’Armas do Barroca Tênis Clube-MG, comentou sobre o local de competição.

“É um local que escolhemos a dedo, que poderemos fazer com que a competição rode de forma rápida por toda a estrutura fornecida. A torcida é que a gente faça a melhor competição do ano em Contagem”, falou.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support