Skip to main content

Rio Grande do Sul 1 levou a disputa do florete nas equipes, e a atleta do Paulistano chegou ao seu segundo título brasileiro da carreira no torneio do sabre

Mariana Pistoia (dir.) no embate final de equipes do florete feminino contra Bia Bulcão (esq.). Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Campeonato Brasileiro Adulto chegou ao seu segundo dia de competições já distribuindo dois títulos na manhã deste sábado (9). Nas instalações do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), as atleta da casa, formando a equipe Rio Grande do Sul 1 (Daphne Becker, Ana Toldo e Mariana Pistoia) conquistaram o torneio por equipes do florete ao baterem São Paulo 1 (Bia Bulcão, Carolina Brecheret, Gabriella Vianna e Deise Falci) na final. O início do dia ainda teve uma campeã invicta no individual: Karina Trois (Club Athletico Paulistano-SP), que faturou o seu segundo título brasileiro da carreira nas disputas do sabre.

O título caseiro nas equipes foi conquistado com um triunfo de 45 a 38, que foi construído com seis vitórias individuais de nove embates na final. Primeiro, as gaúchas abriram a contagem de 5 a 2 com Mariana Pistoia à pista, depois, São Paulo 1 virou para 10 a 8 quando Bia Bulcão entrou em ação. A equipe do Sul tomou a frente por 15 a 13 com Ana Toldo, que foi ampliada com Daphne Becker para 20 a 14.

Mariana voltou a confirmar a vantagem gaúcha a colocar 25 a 16, aumentada por Ana Toldo e, posteriormente, por Daphne: 35 a 22. Nos dois últimos jogos, as paulistas ainda esboçaram uma reação com Gabriella Viana e Bia, mas não conseguiram impedir o ouro das esgrimistas da casa, 45 a 38 no placar.

“Essa conquista é muito importante para a gente, acho que nós desenvolvemos bem o jogo. Todas as vitórias são importantes, essa foi uma medalha garantida por nós e estamos muito felizes”, comemorou Ana.

Na conquista individual da manhã, Karina Trois terminou pela segunda vez na carreira como a nº1 no sabre em Campeonatos Brasileiros. Ela, que já havia levado a competição em 2018 na mesma Porto Alegre, subiu ao lugar mais alto do pódio ao superar a sua companheira de clube, Pietra Chierighini, por 15 a 10 na decisão.

A conquista teve um peso a mais por ela estar voltando aos jogos depois de ter se curado da Covid-19. A esgrimista comparou o que tem de diferente nas duas versões da Karina campeã brasileira, a de 2018 e a de agora.

“Foi muito bom voltar à pista depois da recuperação da Covid e mostrar que eu estou de volta. O que mudou (do título de 2018 para cá) foi a experiência, eu mudei demais. Agora, é continuar firme”, falou a medalhista de ouro.

A sua campanha na competição foi brilhante e invicta. Na pule, ela conseguiu cinco triunfos contra: Melissa Polo (Academia Mestre Kato-PR) por 5 a 0; Eduarda Nehrke (Lindóia Tênis Clube-RS) por 5 a 1; Stephanie Grosche (Academia Paulista de Esgrima-SP) por 5 a 1; Isabela Cunha (Lindóia Tênis Clube-RS) por 5 a 3; e Mariana Hauschild (Círculo Militar de São Paulo-SP) por 5 a 1.  

Pela campanha na pule, a paulista não teve de passar pelo quadro de 16. Na fase seguinte, ela voltou a encarar Eduarda Nehrke e teve uma nova vitória, 15 a 4 no placar. A sua classificação para a decisão foi com outro triunfo com larga margem: 15 a 4 sobre Luiza Lee, sua colega de clube, na semifinal.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support