Skip to main content

Esgrimista da Academia Mestre Kato venceu todas as competições nacionais de espada adulto na temporada; na decisão paulista do sabre, equipe 1 de São Paulo venceu

Alexandre Camargo (esq.) superou Athos Schwantes (dir.) na final. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Depois de uma manhã agitada e de títulos no segundo dia de Campeonato Brasileiro Adulto, a tarde deste sábado (9) não poderia decepcionar, com mais ouros distribuídos em Porto Alegre (RS). Desta vez, Alexandre Camargo, na espada individual, e a equipe de São Paulo 1 (Bruno Pekelman, Henrique Garrigós, Fabio Salles e Enrico Pezzi), no sabre por equipes, foram os agraciados com o título de maior expressão nacional da esgrima.

O atleta da Academia Mestre Kato-PR chegou invicto e passou pelo colega de equipe e multicampeão Athos Schwantes na decisão da espada individual, enquanto os paulistas terminaram na primeira colocação ao baterem a equipe conterrânea número 3 na final.

Alexandre Camargo vive excelente fase. Das três competições que disputou no ano, o jovem de 22 anos venceu todas: a 1ª etapa do Circuito Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), e a 5ª etapa, em Curitiba (PR), além do Brasileiro, em Porto Alegre. Coroando esse grande momento, ele ainda conseguiu se assegurar ainda mais na primeira colocação do ranking nacional em 2021.

Conquistando o seu segundo título desta competição (foi campeão brasileiro em 2014), o esgrimista comentou sobre a fase em que vive e lembrou o primeiro título nacional: “Mais uma vez! Participei de três torneios e venci todos, estou 100% neste ano. O trabalho continua”.

“Foram situações bem diferentes. Em 2014, quando eu levei o meu primeiro Brasileiro, foi uma surpresa, ninguém esperava, acabei surpreendendo e chegando forte. Depois disso, eu não consegui manter, eu conseguia pódios, mas sofria com muitas oscilações. Agora, depois de tanto tempo, eu consegui manter uma estabilidade boa, ter um padrão de jogo bom, estou bem mais maduro, é tudo diferente”, complementou Camargo.

Para ficar com o título, o atleta teve um desempenho digno de campeão. Pela pule, foram seis vitórias em seis jogos. Ele bateu: Antonio Luis Garcia (Club Athletico Paulistano-SP), por 5 a 3; os atletas do Grêmio Náutico União-RS, Gabriel Juchem e Paulo Meine, ambos por 5 a 0; e, Maurício Pellegrino, por 5 a 2, Lucas Busnardo, por 5 a 0, e Leandro Seini, por 5 a 1 (os três do Esporte Clube Pinheiros-SP).

Na fase principal, o esgrimista da Academia Mestre Kato derrotou Anderson Horta (Barroca Tênis Clube-MG) por 15 a 12 no quadro de 32. Nas oitavas de final, foi a vez de outro atleta do clube mineiro ser superado por Camargo: 15 a 7 diante de Tarcisio Mendes.

A partir das quartas de final, ele teve de enfrentar somente esgrimistas do seu clube. Valendo uma vaga na semifinal, ele passou por Fabrizio Lazaroto por 15 a 5. Depois, encarou Leopoldo Gubert para disputar a final e o derrotou por 15 a 4. Na decisão, Camargo enfrentou Schwantes, que já venceu o Brasileiro em 17 ocasiões. Porém, o esgrimista de 22 anos não se intimidou e bateu o experiente adversário em um grande jogo: 15 a 14.

A decisão do sabre por equipes foi paulista em Porto Alegre. Na final entre São Paulo 1 e São Paulo 3 (Fernando Scavasin, Gabriel Vasques, Matheus Becker e Rodrigo Baldin), a primeira equipe se deu melhor, venceu por 45 a 33 e ficou o título nacional. Para chegar à decisão, o time paulista teve de passar pelo Rio de Janeiro (Vitor Moura, Rodrigo Bender, Marcos Alexandre e Thiago Onias) por 45 a 25 na semifinal. A terceira colocação do campeonato também foi paulista: São Paulo 2 superou o time fluminense por 45 a 23 para faturar o bronze.

“Foi bom ver que há um bom nível de competição das equipes paulistas. São Paulo conseguiu colocar todos os times no pódio, isso mostra que a gente está fazendo um bom trabalho. Agora é seguir assim que sempre chegaremos longe”, avaliou um dos esgrimistas da equipe campeã, Henrique Garrigós.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support