Skip to main content

No torneio de sabre feminino por equipes, São Paulo repete a dose dos meninos e também conquista a medalha de ouro

Amanda Simeão (dir.) venceu Tabea Alves (esq.) na decisão do Brasileiro. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Paraná segue dominante nas disputas de espada na esgrima brasileira. Na manhã deste domingo (10), terceiro dia de competições no Campeonato Brasileiro Adulto, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), foram duas medalhas de ouro. Amanda Netto Simeão subiu ao lugar mais alto do pódio na competição individual feminina, enquanto os meninos conquistaram a prova por equipes.

Amanda fez outra competição impecável no Rio Grande do Sul. Após ter conquistado uma das etapas do Circuito Brasileiro, disputada em Curitiba, ela entrou mais uma vez com o favoritismo em suas costas e não decepcionou seus fãs.

Na fase de pules, venceu três adversárias por 5 a 0: Oriete Covolan (AMK), Nicole Canali (Círculo Militar do Paraná) e Jordana Cyrillo (AMK). Também superou Bianca Cavalcanti (S.C.Magnólia), por 5 a 2; Carolina Polo (AMK), pelo mesmo placar; e, Marina Tello (Barroca T.C.), por 5 a 3. Passou com a melhor campanha entre as participantes.

Classificada diretamente para o quadro de 16, eliminou Lorana Schwantes (AMK), com 15 a 6 no placar. Na etapa seguinte, vitória sobre Marina Tello: 15 a 9. A semifinal contra Bianca Dantas (Barroca T.C.) foi vencida por 15 a 6. Na decisão, derrotou Tabea Alves, outra atleta da AMK, pelo mesmo placar.

“Queria muito ganhar o Brasileiro, tenho vencido desde 2017. Fiquei um mês e  meio treinando na Itália, aprendi muitas coisas e queria colocar em prática esse treinamento. Em momento algum me senti insegura, estava sempre no controle, busquei seguir à risca o que eu estava treinando”, disse Amanda, que fez questão de ressaltar a importância do técnico Athos Schwantes e do Curitibano, clube que passou a defender nesta temporada:

“Sempre admirei muito o Athos, comecei a jogar esgrima depois de vê-lo na TV. Pela primeira vez podemos trabalhar juntos, gosto demais do estilo dele. Na última competição, estava nervosa e ele tem as palavras certas. É muito gostoso ver que sempre tem pessoas do Curitibano me apoiando”.  

No torneio de equipes, os paranaenses dominaram a cena, liderados por Alexandre Camargo, que foi campeão individual na véspera. O time campeão contou também com Leopoldo Gubert, Gabriel Assis e Fabrizio Lazaroto. A decisão foi contra a equipe paulista, formada por Richard Grunhauser, Gabriel Julio, Nicolas Ferreira e Leandro Seini.

Camargo foi o primeiro a abrir vantagem na decisão, vencendo Grunhauser, por 4 a 3. Daí em diante, a cada confronto, o Paraná abriu um pouquinho mais no placar, até chegar ao último duelo com dez pontos de vantagem, mantida na igualdade entre Camargo e Nicolas Ferreira em 5 a 5, com 45 a 35 na contagem final.

“É um trabalho de equipe na Academia do mestre Kato, jogamos há muito tempo juntos, sabemos como cada um joga”, disse Leopoldo Gubert.

Sabre Feminino

Assim como aconteceu na véspera, quando São Paulo venceu o torneio masculino por equipes, as meninas também mandaram na disputa e conquistaram a medalha de ouro. O time paulista, formado por Karina Trois, Luiza Lee, Pietra Chierighini e Stephanie Grosche, derrotou as gaúchas Bárbara Zanesco, Milena Chies, Ana Clara Morsch e Eduarda Nehrke, por 45 a 25.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support