Skip to main content

Os quatro medalhistas da categoria atuam pelo clube da capital paulista; na decisão da medalha de ouro, vitória de Marques sobre Heitor Shimbo

Heitor Shimbo vibra intensamente após marcar o último ponto. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Henrique Marques é o último campeão individual do Campeonato Brasileiro Adulto de Esgrima, que acontece no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS). Na noite deste domingo (10), ele conquistou a medalha de ouro do florete masculino, ao superar Heitor Simbo, na decisão do título, por 15 a 10. Foi a segunda conquista de Brasileiro do esgrimista na carreira.

Como curiosidade, o pódio desta categoria foi todo da mesma cor: azul. Os quatro atletas são representantes do Esporte Clube Pinheiros. Além de Marques e Shimbo, as medalhas de bronze ficaram com Paulo Morais e Lorenzo Mion, ambos esgrimistas das categorias de base do clube e da Seleção Brasileira.

“A gente conseguiu emplacar um resultado bacana para o Pinheiros. É muito bom também ver essa nova geração chegando. O Shimbo veio antes de mim e poder dividir o pódio com essa molecada é muito bom”, ressaltou o campeão.

Henrique Marques foi o vitorioso numa das categorias mais equilibradas da esgrima brasileira. Além dos finalistas, o florete masculino conta com Guilherme Toldo, representante do Brasil nos Jogos de Tóquio, que desta vez sofreu uma torção no pé e não participou da prova em Porto Alegre.

O medalhista de ouro construiu a vitória de forma bem sólida. Na pule, saiu com a melhor campanha entre os participantes, com vitórias sobre os atletas da casa André Hofmeister (5 a 2), Giorgio Fumagalli (5 a 0) e Lucas Fonseca (5 a 0). Superou também um atleta do Paulistano, Guilherme Murray (5 a 3); e, dois do Círculo Militar de São Paulo, Kevin Lima (5 a 2) e Lucas Fonseca (5 a 0).

Nas etapas seguintes, antes de encarar Heitor Shimbo, venceu José Queiroz, do CDE-RJ (15 a 6), no quadro de 32; Jerônimo Machado, do Grêmio Náutico União (15 a 7), na fase posterior; Ricardo Pacheco, do Paulistano (15 a 9), no quadro de 8; e, Paulo Morais (15 a 7), na semifinal.

“Muito feliz de ter ganhado essa prova, era bem importante para mim. Fiz uma pule boa, passei em primeiro, mas tive combates complicados desde o quadro de 16. Mas consegui achar a estratégia certa e funcionou bem nos três combates antes da final, onde sofri um pouco mais, diante de um atleta mais experiente”, analisou Marques.

O Campeonato Brasileiro Adulto tem o seu último dia de disputas nesta segunda-feira, quando serão jogadas as provas de equipes da espada para as mulheres e de florete para os rapazes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support