Skip to main content

Esgrimista do Paulistano, de apenas 19 anos, derrotou todos os favoritos pelo caminho e levou o segundo título nacional em menos de um mês nas disputas do sabre

Da esquerda para a direita: Enrico Pezzi (prata), Murilo Garrigós (ouro), Henrique Garrigós (bronze) e Bruno Pekelman (bronze). Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A fase de Murilo Garrigós é nada menos do que espetacular. O atleta do Club Athletico Paulistano-SP, de apenas 19 anos, é o atual campeão brasileiro sub-20 e, nesta sexta-feira (8), ele repetiu o feito no torneio de sabre, só que agora no Campeonato Brasileiro Adulto, que está sendo realizado em Porto Alegre (RS). Para conseguir sair com o ouro, o jovem esgrimista derrotou favoritos na competição, como Henrique Garrigós (do Club Athletico Paulistano-SP) e Enrico Pezzi (Esporte Clube Pinheiros-SP), seu adversário na decisão.

Na pule, Garrigós fez uma campanha quase perfeita. Ele venceu quatro jogos e sofreu somente um revés, que foi o único durante toda a sua campanha. O atleta passou por: Lorenzo Chierighini, por 5 a 3, e Fernando Fachini, por 5 a 2, seus companheiros de equipe; Fellipe Bento (Clube Militar da Lagoa-RJ), por 5 a 1; e Thiago Onias (Comissão de Desportos do Exército-RJ), por 5 a 0. A derrota sofrida aconteceu contra Bruno Pekelman, do Esporte Clube Pinheiros, por 5 a 3.

Na fase principal, o campeão derrotou Marcos Alexandre (Comissão de Desportos do Exército-RJ), por 15 a 10, nas oitavas de final. A vítima das quartas de final foi Matheus Becker (Esporte Clube Pinheiros), que foi batido por 15 a 12.

Seu duelo contra favoritos começou com um jogo familiar pelas semifinais. Murilo enfrentou o irmão mais velho e companheiro de equipe, Henrique Garrigós, em que o mais novo foi superior à pista e fechou o embate em 15 a 11. Na decisão, o jovem teve de passar por Enrico Pezzi, que estava brigando pela liderança do ranking nacional no sabre. Em um dos confrontos mais equilibrados do campeonato, Murilo Garrigós estava perdendo a final para o adversário, mas conseguiu se recuperar e vencer por 15 a 14. Com isso, ele faturou o seu primeiro Brasileiro Adulto, algo que nem ele mesmo tinha planejado.

“Não estava nos planos ser campeão adulto aos 19 anos, estou muito feliz com isso. Agora, eu estou vivendo uma boa fase, consegui a vitória no Juvenil e agora aqui consegui pegar a medalha”, admitiu o atleta do Paulistano.

Garrigós ainda comentou sobre o jogo da final, em que chegou a estar perdendo por larga vantagem, mas conseguiu empatar em 13 a 13. Ele explicou o que foi preciso para a reação: “É sempre se manter focado e, como os mestres falam, é preciso deixar a emoção de lado”.

Finalistas do torneio de florete por equipes feminino

A sexta-feira ainda teve a definição da final na disputa do florete por equipes feminino. Rio Grande do Sul 1 (Daphne Becker, Ana Toldo e Mariana Pistoia) e São Paulo 1 (Bia Bulcão, Carolina Brecheret, Gabriella Vianna e Deise Falci) farão a grande decisão, que está marcada para acontecer neste sábado (8). A equipe gaúcha chegou à decisão ao bater São Paulo 2 (Gabriela Magini, Mariana Hauschild, Stella Frias e Laura Papaiano) por 45 a 23 nas semifinais, enquanto o time paulista nº 1 derrotou o Rio Grande do Sul 2 (Giovana Bonetti, Milena Chies e Talia Calazans) por 45 a 30.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support