Atleta reinou absoluta na disputa e saiu invicta do torneio em Porto Alegre; última derrota da esgrimista em competições nacionais ocorreu no início de 2019

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
A esgrimista Bia Bulcão (E.C.Pinheiros) segue reinando absoluta no florete feminino brasileiro. Nesta sexta-feira (8), ela conquistou o pentacampeonato brasileiro individual, na competição disputada no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS). Mais do que conquistar o título, ela demonstra um total domínio nesta arma. A medalha de prata ficou com Mariana Pistoia e os bronzes foram para Ana Toldo e Daphne Becker, todas atletas da equipe da casa.
Bia já havia vencido o Brasileiro em 2014, 2016, 2018 e 2019. A última vez em que não saiu com a medalha de ouro de uma competição nacional foi na primeira etapa do Circuito Brasileiro de 2019. De lá para cá, ganhou as três etapas restantes e o Campeonato Brasileiro daquele ano, as duas etapas do Circuito em 2021 e, agora, novamente foi campeã.
Na fase de pules, ela demonstrou a força que conquistou graças aos treinos intensivos na Itália, onde faz estágios há três anos. Superou quatro atletas do Grêmio Náutico União, Daphne Becker (5 a 0), Marina Morais (5 a 0), Valentina Baldi (5 a 1) e Giovana Bonetti (5 a 2), além de Gabriela Magini (Sala São Jorge-SP), por 5 a 1.
A disputa nas eliminatórias seguiu a mesma toada. No quadro de 16, bateu Mariana Hauschild (CMSP), por 15 a 4. Encontrou maiores dificuldades diante de Giovana Bonetti, no quadro de 8, quando o duelo chegou a estar empatado em 7 a 7, mas conseguiu a vitória por 15 a 7.
Na semifinal, encarou Daphne Becker, outra atleta que já havia enfrentado na pule, triunfando por 15 a 3. A decisão, contra Mariana Pistoia, tradicional adversária em competições nacionais, foi vencida por 15 a 5.
“Acho que a maior diferença foi o fato de ser o primeiro depois de ter começado a pandemia. Consegui experimentar muita coisa. Gostei da forma como eu joguei e gostei por ter conseguido um resultado bom. Consegui um bom ritmo de jogo. Hoje, procurei arriscar mais, fazer as ações que estou treinando. O resultado foi consequência disso”, explicou a campeã.
Bia Bulcão agora volta a sua atenção para os próximos passos internacionais na carreira: “Vou ter mais uma prova regional na Itália e esperar começar o Circuito Internacional. No ano que vem tem Campeonato Pan-Americano, Mundial, mas antes temos várias etapas de torneios internacionais. Acho que amadureci muito, mudei bastante, não só na esgrima, mas minha postura na pista”.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima