Skip to main content
Sem categoria

Vai pegar fogo! Campeonato Brasileiro começa a ser disputado nesta sexta-feira com a presença dos principais esgrimistas do país

By 7 de outubro de 2021No Comments

Bia Bulcão, Bruno Pekelman e Guilherme Toldo são alguns dos nomes que estarão no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre; competição acontece até segunda-feira

Bia Bulcão (esq.) enfrentou Ana Toldo (dir.) na final do florete feminino em 2019. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Desde a retomada das competições nacionais, todos os eventos de esgrima preparavam para o principal torneio que começa nesta sexta-feira (8): o Campeonato Brasileiro Adulto. As instalações do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), receberão os melhores esgrimistas do Brasil que prometem colocar fogo às pistas pelo título. Dentre eles, os destaques ficam por conta de Bia Bulcão e Bruno Pekelman (Esporte Clube Pinheiros-SP), que vivem grande temporada, e Guilherme Toldo, atleta olímpico e que defende o clube-anfitrião da competição nacional. A competição será disputada até segunda-feira.

O Brasileiro Adulto reunirá atletas em todas as três armas (espada, sabre e florete) que disputarão torneios individuais e por equipes. Ao todo, o evento recebeu 156 inscrições para os confrontos individuais, sendo 67 para a espada, 37 para o sabre e 52 para o florete.

Bia Bulcão vai para a competição nacional com um excelente retrospecto no florete feminino. A atleta é a atual campeã brasileira (conquistou o ouro em Curitiba, em 2019) e venceu as duas etapas de florete do Circuito Brasileiro, a segunda, na capital gaúcha, e a quarta, em São Paulo (SP). A tetracampeã brasileira, que estava realizando treinamentos na Itália, quer colocar mais um título na estante, além dos conquistados em 2014, 2016, 2018 e 2019, para fechar bem este primeiro ano de um novo ciclo olímpico.

“Acho que os treinos na Itália foram bons, estou retomando o ritmo de combate, aproveitei bem o período para essa retomada. Em 2019, eu venci o Brasileiro já no final do ciclo, já estava tudo bem sólido, bem formado no meu jogo. Agora, estamos no início de um novo ciclo e quero fazer mudanças no meu jeito de jogar, quero experimentar coisas novas e ainda estou aplicando tudo isso”, analisou.

Outra atração do florete, entre os homens, é um atleta que esteve no Japão para a disputa da Olimpíada de Tóquio: Guilherme Toldo. Além da participação no megaevento, o brasileiro vem de um pódio no Torneio Satélite de Guadalajara, no México, ao ter faturado a prata no campeonato no último domingo (3). O vice-campeonato de Toldo rendeu a ele o retorno ao Top 20 mundial ao figurar na 19ª colocação no ranking da Federação Internacional de Esgrima.

Quem quer debutar na galeria dos esgrimistas campeões brasileiros é Bruno Pekelman. Na competição do sabre, o atleta do Pinheiros vai para a pista com uma boa temporada como incentivo para a busca do ouro inédito: ele venceu as duas etapas do sabre no ano (a terceira e a sexta, ambas na capital paulista). Apesar disso, ele não acredita que seja o favorito em Porto Alegre.

“O Campeonato Brasileiro para mim é uma competição que ainda não tenho o ouro no currículo, estou indo para Porto Alegre com muita vontade de me tornar campeão brasileiro pela primeira vez. Venho mantendo rotinas intensas de treinos e sei que estou preparado para a competição”, disse, ressaltando que não é o atleta a ser batido no Brasileiro.

“Não gosto do termo ‘atleta a ser batido’, pois me traz uma ideia de que estou acima dos outros. Estou apenas dando o meu melhor, resultado é consequência”, completou.

Para a realização do evento, serão seguidos protocolos rígidos de combate à propagação da Covid-19 e, para isso, exames negativos de até 24 horas serão exigidos antes do início do torneio, uso de máscara obrigatória aos participantes e não será permitido o acesso de público no local.

Confira abaixo a programação completa do Campeonato Brasileiro Adulto, sempre com início às 9h:

Sexta-feira, 8 de outubro:

Florete feminino individual;

Sabre masculino individual.

Sábado, 9 de outubro:

Espada masculino individual;

Sabre feminino individual;

Florete feminino por equipes;

Sabre masculino por equipes.

Domingo, 10 de outubro:

Florete masculino individual;

Espada feminino individual;

Espada masculino por equipes;

Sabre feminino por equipes.

Segunda-feira, 11 de outubro:

Florete masculino por equipes;

Espada feminino por equipes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support