Skip to main content

Pietra Chierighini, Pedro Petrich, Talia Calazans, Maria Paro, Lorenzo Mion e Murilo Garrigós subiram ao lugar mais alto do pódio no Círculo Militar

Maria Paro e Clara Amaral na decisão da espada feminina sub-17. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil segue distribuindo medalhas no Círculo Militar, em Curitiba (PR). Nesta sexta-feira (17), segundo dia de competição, seis esgrimistas faturaram o ouro na competição: Pietra Chierighini (Club Athletico Paulistano-SP) no sabre sub-20; Pedro Petrich (Academia Mestre Kato-PR) na espada sub-20; Talia Calazans (Grêmio Náutico União-RS) no florete sub-20; Maria Paro (Projeto Esgrima Para Todos-SP) na espada sub-17; Lorenzo Mion (Esporte Clube Pinheiros-SP) no florete sub-17; e Murilo Garrigos (Club Athletico Paulistano-SP) no sabre sub-20.

A primeira campeã do segundo dia de competição foi Pietra Chierighini, do Club Athletico Paulistano-SP. Na final emocionante contra Luana Pekelman, do Esporte Clube Pinheiros-SP, Pietra estava perdendo a partida, mas conseguiu virar e fechar o jogo em 15 a 12 para ficar com o ouro do sabre sub-20. Ela explicou o que foi determinante para a conquista:

“Foi importante eu me ligar no momento decisivo sobre o que eu deveria fazer. Nos campeonatos passados, eu estava com esse problema. Algo em mim internamente, psicológico talvez, mudou hoje e, com isso, consegui jogar tudo o que sei”.

O torneio de espada masculino sub-20 foi definido após uma decisão de alto nível entre Pedro Petrich, da Academia Mestre Kato-PR, e Mauricio Pellegrino, do Esporte Clube Pinheiros-SP, em que o primeiro venceu o jogo por 15 a 10. O medalhista de ouro dedicou o campeonato aos seus professores e colegas de equipe.

“Nada seria possível sem os meus mestres, sem os meus companheiros, eu não chegaria nem perto se não fosse eles. Eu treinei muito esse ano, valeu demais o esforço. Estou muito feliz”, comemorou o campeão na espada sub-20.

A espada feminina foi conquistada por Maria Paro, do Projeto Esgrima Para Todos-SP, na categoria sub-17. Para sair com o campeonato, ela teve de passar por Clara Amaral, do Barroca Tênis Clube-MG, na decisão: vitória de 15 a 9 para Maria. A campeã enalteceu o triunfo no Brasileiro e comentou sobre a equipe que representa.

“Foi muito gratificante, ganhei muita experiência como atleta e como pessoa. Sobre o Esgrima Para Todos, o grupo é maravilhoso, é como uma segunda família para mim”, exaltou Maria.

No florete feminino sub-20, Talia Calazans, do Grêmio Náutico União-RS, terminou na primeira colocação após excelente exibição diante da Rafaella Gomes, do Clube Militar da Lagoa-RJ. O placar da final terminou 15 a 9 para a esgrimista do União, que avaliou seu desempenho à pista.

“Foi um jogo muito bom e pegado. Eu consegui abrir uma diferença no meio, mas, por total mérito dela (Rafaella), ela conseguiu recuperar e mudar o jogo. Tive de me readaptar durante a final, o que acho que consegui fazer bem. Fiquei muito feliz”, analisou a gaúcha.

Os colegas de equipe do Esporte Clube Pinheiros, Lorenzo Mion e André Mura, fizeram o jogo que definiu quem seria o campeão brasileiro do florete masculino sub-17. O primeiro se saiu melhor no embate e ficou com o ouro ao aplicar 15 a 4 no adversário.

Na última final do dia, Murilo Garrigós, do Club Athletico Paulistano-SP, e Matheus Becker (que já havia conquistado o sabre sub-17 no primeiro dia de torneio), do Esporte Clube Pinheiros, fizeram a decisão do sabre sub-20. Garrigós apresentou uma excelente esgrima à pista e ficou com o ouro ao passar por Becker por 15 a 12.

Confira abaixo a programação do terceiro dia de Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil (todos os horários são de Brasília):

18/09 (sábado):

– 8h30: Florete masculino sub-20;

– 9h30: Espada masculino sub-20 (equipes);

– 10h30: Sabre feminino sub-20 (equipes);

– 13h30: Espada feminino sub-20;

– 14h30: Sabre masculino sub-20 (equipes);

– 15h30: Florete feminino sub-20 (equipes).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support