Skip to main content

Paulo Morais e Victoria Vizeu levam o ouro no individual e São Paulo fatura todos os títulos de times em Curitiba

Voador? Disputa foi quente no terceiro dia do Brasileiro em Curitiba. Foto: Rosele Sanchotene

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O terceiro e penúltimo dia de Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil proporcionou a entrega de mais seis medalhas de ouro no Círculo Militar, em Curitiba (PR), sendo as últimas do torneio individual e as primeiras de equipes. Paulo Morais (Esporte Clube Pinheiros-SP), no florete sub-20, e Victoria Vizeu (Club Athletico Paulistano-SP), na espada sub-20, foram os campeões individuais deste sábado (18), enquanto São Paulo conseguiu conquistar todas as categorias nas equipes: sabre sub-20 feminino e masculino, espada sub-20 masculino e florete sub-20 feminino.

O primeiro a colocar a medalha dourada no peito no penúltimo dia de competição foi Paulo Morais. O esgrimista do Esporte Clube Pinheiros-SP chegou à decisão do florete sub-20 masculino e teve de superar Ricardo Pacheco, do Club Athletico Paulistano-SP, para ficar com o título: vitória por 15 a 12.

“Resultado de muito esforço, dedicação e suor. Fico muito feliz de ter conquistado, depois de passarmos por um lockdown mais severo, essa medalha de ouro. Dedico aos meus técnicos e aos meus pais, que sempre me apoiam”, disse o atleta do Pinheiros.

Ainda no torneio individual, Victoria Vizeu, do Club Athletico Paulistano-SP, também teve motivos para vibrar no Círculo Militar. Na semifinal da espada feminina sub-20, ela conseguiu uma revanche contra Maria Paro (Projeto Esgrima Para Todos – SP), que a havia derrotado na decisão da espada sub-17.

Na final do sub-20, Victoria passou pela colega de equipe, Laura Correia, por 15 a 5 e, com isso, garantiu a primeira posição do torneio. A campeã falou da importância de ter voltado a conquistar um ouro depois de um semestre complicado.

“Tive um semestre difícil, muitas perdas externas. Eu estava querendo muito ganhar, infelizmente não deu ontem (no sub-17). Mudei a minha cabeça totalmente e hoje eu vim focada para vencer. Felizmente, deu tudo certo”, contou a esgrimista do Paulistano.

A equipe que estreou a posição de primeiro lugar no pódio saiu da disputa do sabre feminino sub-20. A grande final foi decidida entre São Paulo (Luana Pekelman, Isabela Chen, Livia Santana e Mariana Correia) e o Rio Grande do Sul (Ana Clara Morsch, Eduarda Nehrke, Isabela Cunha e Talia Calazans), em que o time paulista venceu o desafio acirrado por 45 a 43.

Na competição de equipes do sabre masculino sub-20, a decisão foi paulista. São Paulo 1, composto por Murilo Garrigos, Fernando Fachini e Fabio Salles, bateu São Paulo 2 (Rafael Lee, Pedro Chen e Lorenzo Chierighini) por 45 a 17 para faturar a medalha de ouro.

São Paulo repetiu o bom desempenho no torneio de espada masculina sub-20. A equipe, formada por Mauricio Pellegrino, Rafael Mangiaterra, Leandro Seini e Lucas Busnardo, superou o time de Minas Gerais (Tarcisio Mendes, Olavo Donato, Miguel Giffoni e Bernardo Homsi) na final por 45 a 43 e ficou com o campeonato. O técnico da equipe paulista, Marcos Cardoso, falou sobre as virtudes do time para a conquista do Brasileiro.

“Nós conseguimos trabalhar com a equipe de maneiras distintas quando treinamos. Os atletas intercalavam quem ia fechar, quem ia abrir, quem ia ficar na reserva…então, essa homogeneidade da equipe ajudou bastante hoje”, avaliou o treinador.

O florete sub-20 feminino por equipes também foi conquistado por paulistas. São Paulo 1 (Gabriella Vianna, Maria Luiza Murray e Laura Papaiano) ficou na primeira colocação ao passar pela equipe do Rio Grande do Sul, composta por Talia Calazans, Mariana Meine e Valentina Baldi, por 45 a 36.

Confira abaixo a programação do último dia de competição em Curitiba:

Domingo (19/09):

– Florete sub-20 masculino (equipes);

– Espada sub-20 feminino (equipes).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support