Skip to main content

Souza e Guissone foram campeões em suas armas secundárias no CT Paralímpico, enquanto Monica Santos e Lenílson Oliveira faturaram seus primeiros títulos

Alex Sandro Souza vibra com mais um título. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O segundo dia de Copa Satélite foi de tirar o fôlego. Destaques não faltaram na competição, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Alex Sandro Souza, do Esporte Clube Pinheiros-SP, e Jovane Guissone, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-PR, levaram o título em suas segundas armas e, com isso, conquistaram o segundo ouro no torneio. O sábado (2) ainda reservou o primeiro título para Mônica Santos, do Grêmio Náutico União-RS, e Lenilson de Oliveira, do Club Athletico Paulistano-SP.

O retorno das grandes competições da paraesgrima em solo brasileiro não poderia ser melhor. Após um primeiro dia intenso de campeonato, o dia 2 do evento reservou alguns espetáculos, em especial de Alex Sandro. O esgrimista do Pinheiros, que já havia sido campeão no florete (sua primeira arma), voltou às pistas pela categoria A do torneio de sabre e, mesmo não estando na sua especialidade, venceu Sandro Colaço (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-PR) por 15 a 10 para ficar com o ouro, o seu segundo na Copa Satélite.

Com as duas medalhas no peito, o atleta brincou com o feito: “Acho que já garanti o relatório do clube, a prestação de contas vai ser bem bacana. Foi muito bom, depois de dois anos parado é uma boa forma de voltar à ativa. O Brasil está melhorando cada vez mais na modalidade e espero defender o país em Paris 2024”.

A mesma situação foi vivida por Jovane Guissone. O medalhista de prata na Paralimpíada de Tóquio já havia conquistado o título na sua principal arma, espada, na categoria B da Copa Satélite. Não satisfeito, ele foi para a disputa da sua arma secundária e venceu. Na decisão da categoria B do florete, ele jogou contra Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União-RS), que também representou o Brasil no Japão, e o bateu por 15 a 3.

“Estou feliz, porque fiz uma boa competição também no florete e mesmo depois de quase um mês sem poder pegar em nenhuma arma por conta de um acidente que tive (Guissone fraturou o pé em um acidente doméstico). Fiz uma prova boa e joguei bem. Além disso, fazer uma final com o Van (Vanderson Chaves) é muito gratificante, pois é um atleta que vem se destacando”, afirmou a estrela paralímpica nacional.

Outra atleta que esteve na Paralimpíada e que fez uma boa campanha no CT Paralímpico Brasileiro foi Mônica Santos. A esgrimista fez um embate digno de Jogos Paralímpicos com a companheira de Seleção Brasileira, Carminha Oliveira (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-PR), que também disputou o megaevento. Na final da categoria A do florete, triunfo de Mônica por 15 a 7.

“Estou muito feliz, principalmente, por vencer depois de dois anos sem ter competições nacionais. Voltar sendo campeã tem o gostinho mais gostoso. A fomentação da esgrima é muito importante, não só para o alto rendimento, mas para todos, para termos uma válvula de escape e uma qualidade de vida melhor, então, deixo o recado para todos praticarem esportes”, pediu a campeã.

O último a levar ouro no dia foi Lenilson de Oliveira. Na categoria A da espada, o atleta do Paulistano teve de passar por um duelo internacional na final para ficar com o campeonato. O seu adversário da decisão foi David Mendieta, da Colômbia, que foi superado pelo brasileiro por 15 a 10.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support