Skip to main content

Lideradas por Jovane Guissone e Mônica Santos, equipes do país mandaram nas disputas de espada e florete; país ainda ganhou um bronze e teve participação em outro terceiro lugar

Equipe feminina campeã no florete feminino. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A paraesgrima brasileira fechou a Copa Satélite com chave de ouro. No último dia do torneio, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), o país conquistou as duas medalhas de ouro nas competições por equipes, na espada masculino e florete feminino. E ainda teve participação no time misto que ficou em terceiro no florete, além de ter faturado o bronze da espada.

Curiosamente, as duas equipes campeãs formadas tiveram atletas que representam os mesmos clubes. No florete, Mônica Santos, Rudineia Manica, Ana Elisa Paz e Paula Lubianca são atletas do Grêmio Náutico União, enquanto o time da espada, com Jovane Guissone, Sandro Colaço, Moacir Ribeiro e Izaias Silva, é formado por esgrimistas da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná.

As meninas do União entraram na disputa já na fase final, por conta do melhor ranking de suas atletas. Na decisão do título, iniciaram perdendo, mas reagiram a chegaram no confronto decisivo com larga vantagem, de 40 a 24. Apesar disso, Fabiana Soares deu muito trabalho para Mônica Santos, que vibrou muito ao marcar o 45° ponto e finalizar em 45 a 38.

“Sempre ganhar o ouro em equipes é mais gostoso, pois a gente consegue demonstrar uma união, tanto do Brasil quanto do Rio Grande do Sul”, disse Mônica Santos. Já a caçula do time, Paula Lubianca, resumiu o sentimento após o ouro: “Estou absurdamente feliz”.

Na espada, Jovane Guissone fez parte do time campeão em mais uma conquista nesta Copa Satélite. Ele levou a medalha de ouro nas três provas que participou, florete individual, espada individual e espada por equipes. Moacir Ribeiro e Sandro Colaço tiveram grande atuação também na decisão. O primeiro venceu dois duelos e empatou um, enquanto o segundo marcou 25 dos 45 pontos contra os colombianos, com vitória de 45 a 36.

“Fico muito feliz de representar o Brasil, feliz por nossa equipe campeã e feliz também pelo time que ficou com a medalha de bronze”, resumiu Guissone. O medalhista de prata nos Jogos de Tóquio se tornou referência para todos os demais esgrimistas, segundo Moacir Ribeiro: “Jovane representa a perseverança, a força de que a gente pode conseguir também”.

Na disputa feminina, a equipe mista que ficou em terceiro lugar tinha a presença das brasileiras Fabiana Soares e Rayssa Veras, além da colombiana Laura Trejos. Na espada, o time brasileiro que ficou com bronze era formado por Clodoaldo Zafatoski, Anderson Pires, Rodrigo Massarutt e Jonathan Scheuer.

O próximo desafio dos brasileiros da paraesgrima será o Campeonato Brasileiro, marcado para acontecer entre 1 e 5 de dezembro, em Santo André (SP).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support