O último dia de competição da Paraesgrima aqui no CEFAN, no Rio de Janeiro, reservou a disputa do Campeonato Brasileiro de Florete por Equipes masculino. O torneio reuniu três equipes: São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. No fim, a equipe paulista formada por Ewerton Gusmão, Renato Santana, Alex Sandro Souza e Lucas Julião ficou com o título.
Por ter um ‘seed’ maior, São Paulo entrou diretamente na final do campeonato, enquanto Rio Grande do Sul e Paraná disputaram uma fase semifinal. Nela, a equipe gaúcha superou os paranaenses por 45 a 44 em uma disputa eletrizante e se classificou para a grande decisão.
Na final, São Paulo e Rio Grande do Sul protagonizaram um confronto intenso, mas os paulistas dominaram o placar desde o início e confirmaram o favoritismo. Após um começo forte dos gaúchos, com Fabio Luiz Damasceno abrindo 5 a 1 sobre Lucas Julião, a equipe de São Paulo rapidamente reagiu com Alex Sandro Souza, que virou o duelo para 10 a 6 diante de Cesar Ignacio.
A partir daí, os paulistas passaram a controlar a disputa: Renato Santana ampliou para 15 a 12 contra Mauricio Stempniak; Julião voltou à pista para levar o placar a 20 a 13; e, na sequência, Renato e Alex mantiveram a vantagem em 25 a 17 e 30 a 23. Com a diferença consolidada, São Paulo administrou bem a reta final — Renato abriu 35 a 24, Julião deixou em 40 a 28 e Alex fechou a vitória em 45 a 31 sobre Fabio Luiz Damasceno — garantindo o título do Campeonato Brasileiro de Florete por Equipes masculino.
