Atleta do Paulistano fez a melhor campanha da pule e foi campeão invicto depois de bater na trave no sábado, pela categoria sênior

Ricardo Pacheco com a medalha de ouro no peito. Foto: Rosele Sanchotene.
27 de junho de 2021.
Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação
Depois de bater na trave na categoria sênior masculino, no sábado (26), Ricardo Pacheco, do Paulistano, ficou com a medalha de ouro no florete sub-20 neste domingo (27). A disputa faz parte da 2ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes, que acontece no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Pacheco já era esperado como um dos favoritos e confirmou o título com propriedade: foi campeão invicto depois de virar para cima de Kevin Lima, do Círculo Militar de São Paulo, e vencer por 15 a 13 na final.
Ainda nesse sábado, Pacheco já havia demonstrado sua força nesta etapa do Circuito Brasileiro Interclubes. Mesmo atuando nas categorias de base, ele chegou a final da categoria sênior. Foi derrotado por Heitor Shimbo em um jogo disputado, que terminou em 15 a 14. As boas atuações se mantiveram neste domingo e o atleta fez uma pule perfeita: seis jogos e seis vitórias, a melhor campanha da fase.
Já na eliminatória, passou por André Mura (Pinheiros) por 15 a 9 e, em seguida, por Pedro Montagna (Pinheiros) por 15 a 7. Na semifinal, enfrentou Lorenzo Mion, que também era considerado um dos favoritos ao título. Venceu por 15 a 14, garantindo seu lugar na final.
O confronto do título contra Kevin Lima, que havia feito a terceira melhor campanha da pule, foi de muita persistência e concentração. O primeiro tempo foi acirrado, mas teve uma boa sequência de Lima no último minuto. O placar estava em 7 a 7 e terminou em 12 a 7 para o atleta do Círculo Militar de São Paulo.
A reação de Pacheco veio na mesma medida: com sete pontos consecutivos, ele conseguiu virar o jogo na segunda etapa para 14 a 12. Após um ponto do adversário, o atleta do Paulistano fechou o confronto em 15 a 13, garantindo a medalha de ouro.
“Ontem eu sofri um pouco de cãibra e também joguei com o Shimbo, que é uma pessoa muito experiente. De noite, consegui tomar um banho bem quente, me alongar e me recuperar bem para vir para a prova hoje. Em alguns momentos, eu estive atrás no placar e consegui ter cabeça para mudar. Isso, com certeza, foi muito importante para eu ganhar”, comemorou Pacheco.
Para Kevin Lima, apesar da frustração por ter sofrido a virada, fica também a felicidade por ter feito uma boa competição, mesmo com dores desde o início do dia. “Foi interessante, eu comecei um pouco preocupado porque meu quadril estava doendo de ontem. Mas consegui superar e joguei muito bem. Pena que no fim começou a doer de novo, mas estou feliz”, finalizou o esgrimista, que só teve duas derrotas na competição.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima