Skip to main content

Atleta do Paulistano fez a melhor campanha da pule e foi campeão invicto depois de bater na trave no sábado, pela categoria sênior

Ricardo Pacheco com a medalha de ouro no peito. Foto: Rosele Sanchotene.

27 de junho de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

Depois de bater na trave na categoria sênior masculino, no sábado (26), Ricardo Pacheco, do Paulistano, ficou com a medalha de ouro no florete sub-20 neste domingo (27). A disputa faz parte da 2ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes, que acontece no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Pacheco já era esperado como um dos favoritos e confirmou o título com propriedade: foi campeão invicto depois de virar para cima de Kevin Lima, do Círculo Militar de São Paulo, e vencer por 15 a 13 na final.

Ainda nesse sábado, Pacheco já havia demonstrado sua força nesta etapa do Circuito Brasileiro Interclubes. Mesmo atuando nas categorias de base, ele chegou a final da categoria sênior. Foi derrotado por Heitor Shimbo em um jogo disputado, que terminou em 15 a 14. As boas atuações se mantiveram neste domingo e o atleta fez uma pule perfeita: seis jogos e seis vitórias, a melhor campanha da fase.

Já na eliminatória, passou por André Mura (Pinheiros) por 15 a 9 e, em seguida, por Pedro Montagna (Pinheiros) por 15 a 7. Na semifinal, enfrentou Lorenzo Mion, que também era considerado um dos favoritos ao título. Venceu por 15 a 14, garantindo seu lugar na final.

O confronto do título contra Kevin Lima, que havia feito a terceira melhor campanha da pule, foi de muita persistência e concentração. O primeiro tempo foi acirrado, mas teve uma boa sequência de Lima no último minuto. O placar estava em 7 a 7 e terminou em 12 a 7 para o atleta do Círculo Militar de São Paulo.

A reação de Pacheco veio na mesma medida: com sete pontos consecutivos, ele conseguiu virar o jogo na segunda etapa para 14 a 12. Após um ponto do adversário, o atleta do Paulistano fechou o confronto em 15 a 13, garantindo a medalha de ouro.

“Ontem eu sofri um pouco de cãibra e também joguei com o Shimbo, que é uma pessoa muito experiente. De noite, consegui tomar um banho bem quente, me alongar e me recuperar bem para vir para a prova hoje. Em alguns momentos, eu estive atrás no placar e consegui ter cabeça para mudar. Isso, com certeza, foi muito importante para eu ganhar”, comemorou Pacheco.

Para Kevin Lima, apesar da frustração por ter sofrido a virada, fica também a felicidade por ter feito uma boa competição, mesmo com dores desde o início do dia. “Foi interessante, eu comecei um pouco preocupado porque meu quadril estava doendo de ontem. Mas consegui superar e joguei muito bem. Pena que no fim começou a doer de novo, mas estou feliz”, finalizou o esgrimista, que só teve duas derrotas na competição.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support