Skip to main content

Atleta venceu confrontos da eliminatória com tranquilidade, derrotou Talia Calazans na final e se emocionou bastante ao receber o troféu com o nome do técnico que a acompanhou desde a infância

Bia Bulcão chora ao receber o Troféu Gennady Miakotnykh. Foto: Rosele Sanchotene.

27 de junho de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

Mais de um ano depois de sua última competição nacional, em 2019, Bia Bulcão, do Pinheiros, segue soberana: foi ela a vencedora do florete sênior feminino na 2ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes. Com o placar de 15 a 7, a vitória foi construída com muita propriedade sobre Talia Calazans, atleta do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, onde os confrontos foram disputados neste domingo (27).

Além da medalha de ouro, o título também rendeu à Bia o Troféu Gennady Miakotnykh, homenagem do Grêmio Náutico União ao técnico que a acompanhou desde o primeiro treino de esgrima, com 9 anos de idade, e que faleceu em março de 2020.

Depois de vencer quatro dos cinco torneios nacionais no último ano de calendário, em 2019, Bia voltou a ganhar a medalha de ouro na retomada das competições do florete no Brasil. Ela teve a sexta melhor campanha da fase de pule, depois de vencer três vezes e perder duas. Dos três grupos, o seu era o único com seis integrantes, enquanto os outros tinham cinco esgrimistas cada.

Mas a partir da fase eliminatória, Bia Bulcão não teve mais sustos. Primeiro, passou por Stella Frias, também do Pinheiros, por 15 a 6. Na sequência, derrotou Daphne Becker (Grêmio Náutico União) nas quartas de final pelo mesmo placar: 15 a 6. O jogo da semifinal foi contra Rafaella Gomes (CMIL) e a folga no marcador se manteve: 15 a 4 para Bia, que chegou à final confirmando seu amplo favoritismo.

A adversária na última partida, Talia Calazans, chegou forte e jogava em casa. Atleta do Grêmio Náutico União, ela havia eliminado sua companheira de clube Mariana Pistoia, outra favorita ao título, na semifinal. Na pule, Talia teve a quarta melhor campanha, com três vitórias em quatro jogos.

Ainda assim, a medalhista pan-americana soube impor seu jogo. Já na primeira etapa da final, ela abriu uma grande vantagem no placar: 11 a 4. Com isso, só precisou confirmar a vitória no segundo tempo. E o fez com muita tranquilidade: sofreu três pontos, mas marcou quatro e confirmou o título pelo placar de 15 a 7.

Líder do último ranking nacional, em 2019, a atleta vem treinando na Itália já em clima de ciclo olímpico para os Jogos de Paris, em 2024. Depois de um grande período sem disputas no Brasil, Bia comemorou o título em seu país.

“Foi uma competição difícil. Comecei meio tensa porque foram poucas provas neste ano. Demorei um pouco para me adaptar ao estilo de combate, que é diferente lá fora. Estava bem tranquila na pule, já esperava as dificuldades. Na eliminatória eu consegui me adaptar, trabalhei melhor as situações. Gostei muito da minha prova, fiquei feliz em ver que as mudanças que queria no meu jogo estão acontecendo”, vibrou.

Sobre o Troféu Gennady Miakotnykh, Bia fala com bastante carinho. “Essa foi especial pelo troféu em homenagem ao Gennady, que, para mim, é muito importante, foi essencial na minha formação. Estou muito contente, queria muito vencer para fazer essa homenagem a ele”, finalizou Bia Bulcão.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support