Skip to main content

Vencedor da etapa de Porto Alegre faturou o Troféu Gennady Miakotnykh, em homenagem ao técnico russo que faleceu em março de 2020

Heitor Shimbo vibra após o título. Foto: Rosele Sanchotene.

 

26 de junho de 2021.

Por: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

O paulistano Heitor Shimbo, atleta do Pinheiros, foi o grande vencedor da categoria sênior masculino na 2ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes. Neste sábado (26), no ginásio do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, ele derrotou Ricardo Pacheco (Paulistano), na decisão do título, por 15 a 14, faturando a medalha de ouro. De quebra, faturou o Troféu Gennady Miakotnykh, em homenagem ao técnico russo que faleceu em março de 2020 e que orientou Shimbo e outros grandes atletas do Brasil.

Shimbo era um dos grandes favoritos na disputa deste sábado, já que foi o segundo colocado no ranking nacional de 2019 (atrás apenas de Guilherme Toldo, que está se preparando na Itália para os Jogos Olímpicos). Seu grande mérito na etapa de Porto Alegre foi o bom desempenho nas disputas eliminatórias.

Na pule, Shimbo chegou a perder dois duelos, contra Paulo Morais (Pinheiros), por 2 a 5, e, contra Kevin Lima (CMSP São Paulo), por 3 a 5. Por conta disso, ficou apenas com a 12ª melhor campanha. Nas eliminatórias, bateu Diego Frantz (GNU, por 15 a 6; Kevin Lima, por 15 a 14; Lorenzo Mion (15 a 13); e, Pierre Souza (Pinheiros), por 15 a 12.

O atleta do Pinheiros dominou o primeiro tempo do confronto decisivo, fechando com vitória de 7 a 5. Pacheco não se entregou. Conseguiu reação no segundo período e chegou a virar o placar, para 13 a 12, mesmo após pedir atendimento médico por conta de dores na panturrilha. Shimbo conseguiu nova virada no finalzinho e venceu por 15 a 14.

Após a conquista, Shimbo fez questão de homenagear o ex-técnico, além de Inácio Santos, armeiro que trabalhava no Esporte Clube Pinheiros e morreu em decorrência da Covid-19: “Não existe sensação melhor do que levar esse troféu para o Gennady e para o Inácio. Ganhar esse título foi uma forma de homenageá-los. São muitas sensações. A gente tem muito receio, mas ao mesmo uma vontade muito grande. Mas foi muito bom”.

Por sua vez, o vice-campeão, Ricardo Pacheco, atleta que ainda atua nas categorias de base, comemorou muito a prata: “Fiquei muito feliz em voltar para as pistas e por ser minha primeira final de adultos”.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

 

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support