No terceiro dia do Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte de Esgrima, neste sábado (1), o Esporte Clube Pinheiros dominou as categorias individuais restantes, conquistando todos os títulos. Ana Beatriz Bulcão faturou o ouro no florete feminino, Richard Grunhauser venceu na espada masculina e Bruno Pekelman ficou com o título no sabre.
A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), acontece no Jaraguá Country Club e é um dos principais compromissos do calendário nacional. O encerramento será neste domingo (2), com o Campeonato Brasileiro Interclubes por equipes.
Espada masculina –
O título da espada masculina ficou com Richard Grunhauser, do Esporte Clube Pinheiros, que superou seu companheiro de equipe Matheus Brandt na final por 15 a 11. Com uma campanha impecável, Richard passou invicto pela fase de poules e avançou direto para o quadro de 32, onde derrotou Giorgio Fumagalli, do GNU. Na sequência, venceu Guilherme Garcia nas oitavas e Henrique Augusto nas quartas de final. Na semifinal, superou Leopoldo Gubert, do AMK, que dividiu o bronze com Alexandre Camargo.
“A prova de espada masculina costuma ter muitos participantes, o que a torna bem longa. Fico feliz pelo resultado e por conseguir administrar o cansaço após oito horas de competição, mantendo a energia até o fim”, avaliou Grunhauser, que conquistou seu primeiro título da temporada.
Florete feminino –
Na única disputa feminina do dia, Bia Bulcão do Pinheiros e Ana Toldo do Paulistano ficaram responsáveis pela final do florete. Iniciando sua campanha, Bia Bulcão teve a segunda melhor campanha nas poules com apenas seis toques e garantindo todas as vitórias. Com a boa campanha passou direto para as quartas derrotando a jovem Valentina Basso e em seguida derrotou Mariana Pistoia do GNU na semifinal.
Do outro lado da chave, Ana Toldo iniciou sua campanha com uma derrota nas poules, mas se recuperou ao vencer Luana Huang e sua companheira de equipe Laura Papaiano. Na semifinal, protagonizou uma virada emocionante, pois perdia por 14 a 11 quando o VAR corrigiu o último ponto, mantendo o placar. Na sequência, marcou quatro toques consecutivos e venceu Gabriella Vianna por 15 a 14.
Na final, Bia Bulcão superou Ana Toldo por 15 a 4 e conquistou sua terceira vitória nas quatro etapas do Torneio Nacional. “Hoje tentei ser um pouco mais estática, porque jogar no Brasil tem outro ritmo. A semifinal com a Mari foi difícil, já que ela me conhece bem e joga muito. Então, foquei bastante na parte tática para chegar bem nesta competição”, comentou a campeã.
Sabre masculino –
Bruno Pekelman encerrou o dia de competições conquistando o ouro no sabre masculino. Com a segunda melhor campanha na fase inicial, avançou direto à segunda rodada eliminatória, derrotando Henry Douglas por 15 a 5 nas oitavas e Arthur Wolff por 15 a 9 nas quartas. Na semifinal, superou o colega de equipe Enrico Pezzi por 15 a 11 e, na final, venceu Henrique Garrigós, líder da fase classificatória, por 15 a 13, garantindo o título em um duelo equilibrado e emocionante.
“Eu e o Henrique já temos uma longa história de finais juntos, e é sempre imprevisível quem vai ganhar ou perder. Nossas partidas são sempre equilibradas, como a de hoje. Chegar a mais uma final com ele é sempre especial, e desta vez saí vitorioso”, comentou Pekelman, que conquistou três das quatro etapas do torneio, perdendo apenas uma para Henrique Garrigós.
