Brasileiro, já classificado aos Jogos Paralímpicos de Paris, chegou bem próximo de conquistar o bronze
Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Foram concluídas neste sábado (25) as disputas individuais da Copa do Mundo de Paraesgrima, competição que vale classificação aos Jogos Paralímpicos de Paris. E o melhor brasileiro do dia nas pistas do CPB, em São Paulo, foi Jovane Guissone: ele terminou em quinto lugar na espada B, ficando muito próximo da conquista de uma medalha.
Com vaga garantida em Paris por sua posição no ranking mundial, Jovane iniciou a competição no quadro de 16, batendo o tailandês Chitiphat Charoenta por 15-12. Porém, foi superado pelo mesmo placar no quadro de 8 por Olegs Garkuls-Gurevics, da Letônia.
Principal nome do Brasil na paraesgrima, Jovane Guissone terminou a competição pertinho do pódio, na quinta colocação. O ouro na espada B foi para o britânico Dimitri Coutya, a prata para o chinês Benjum Kin e os bronzes para Ali Ammar, do Iraque, e Olegs Garkuls-Gurevics, da Letônia.
Na espada masculino A, Kevin Damasceno e Lucas Julião perderam no quadro de 32, respectivamente, para o britânico Pires Gilliver (2-15) e para o francês Luca Platania (6-15). Lenílson de Oliveira e Alex Sandro Souza ficaram no quadro de 64.
Kevin ficou em 30º lugar na classificação; Lucas, em 32º, Lenílson, em 33º; e Alex Sandro, em 37º. Matteo Dei Rossi (Itália) levou o ouro, Piers Gilliver (Grã-Bretanha), a prata, e Zainulab Al-Madhkhoori (Iraque) e Jiankuan Tian (China), os bronzes.
Florete feminino
No florete feminino B, após superar a pule, Mônica Santos chegou ao quadro de 32. Contudo, foi derrotada pela sul-coreana Hye Eun Cho pelo placar de 7-15 e encerrou sua participação individual nas pistas do CPB.
Mônica terminou na 20ª colocação na tabela de classificação. O ouro foi para Saysunee Jana, da Tailândia, a prata para Ron Xiao, da China, e os bronzes para Nadiia Doloh, da Ucrânia, e Lanzhu Ao, da China.
Já no florete feminino A, Rayssa Veras não conseguiu concluir seu combate (DNF) com a chinesa Xufeng Zou, pelo quadro de 32. Também nesta fase, caíram Carminha Oliveira (0-15) para a sul-coreana Kyeong Hyo Kwon, e Fabiana Soares (3-15) para a italiana Loredana Triglia.
Carminha terminou em 21º lugar, Fabiana em 23º e Rayssa em 24º. A medalha de ouro foi conquistada por Haiyan Gu (China), a de prata por Briana Vide (França) e as de bronze por Xufeng Zou (China) e Nataliia Morkvych (Ucrânia).
Programação
Neste domingo (26) a Copa do Mundo de Paraesgrima terá seu último dia de disputa na pistas do CPB. E as competições serão por equipes: florete feminino, espada masculino e sabre misto.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]