Henrique Marques (florete), Pietra Chierighini (sabre) e Victoria Vizeu (espada) faturam ouro; veteranos também fazem festa

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Neste sábado (15), penúltimo dia do Torneio Nacional do Rio de Janeiro, a esgrima brasileira proporcionou duelos de alto nível nas pistas da Escola de Educação Física do Exército, na Urca. E mais alguns passos foram dados pelos atletas que sonham com a chance de disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Henrique Marques, no florete, Pietra Chierighini, no sabre, e Victoria Vizeu, na espada, foram campeões em suas armas na etapa carioca. Além disso, Maurício Mutti e Luciano Souza faturaram medalhas de ouro em suas categorias no Campeonato de Veteranos. Ou seja: um dia de muita emoção.
Florete masculino
Segundo colocado no ranking brasileiro, Henrique Marques faturou o ouro no florete masculino. Ele derrotou Heitor Shimbo, seu companheiro no Esporte Clube Pinheiros e sexto do ranking, por 15-13.
Shimbo, aniversariante do dia (completava 40 anos de idade), não deu vida fácil ao campeão. A decisão foi de alto nível técnico, Heitor começou melhor, mas o rival buscou a virada.
O jogo final foi paralisado várias vezes a pedido de Henrique, tanto por sentir problemas físicos quanto para trocas em seu equipamento. A emoção foi prolongada até o fim, quando Henrique Marques fechou em 15-13, faturando o título.
“Meu foco é somar pontos no ranking para ajudar a classificar a equipe brasileira para as provas mundiais. Se vier a vaga no individual, melhor, mas meu foco é na equipe”, disse Henrique, afirmando ser difícil superar Guilherme Toldo (que disputa a maioria das competições no Circuito Internacional) no topo do ranking do florete e sonhar com uma vaga olímpica no individual.
Sabre feminino
O duelo que decidiu o título do sabre feminino foi entre duas atletas do Paulistano, respectivamente líder e vice-líder do ranking nacional: Karina Trois e Pietra Chierighini – esta última, classificou-se após vencer de virada uma semifinal eletrizante contra Luana Pekelman, do Pinheiros.
O Jogo começou bastante equilibrado e Pietra (campeã da etapa de Curitiba-PR) conseguiu vantagem pouco antes do intervalo. Na reta final do confronto, Karina reagiu e chegou a virar o placar; Pietra Chierighini, contudo, matou o jogo e o título em dois contra-ataques: 15-13.
“Estou mais relaxada este ano, meu psicológico está melhor. Quanto a ir ao Pré-Olímpico, acho muito cedo para pensar nisso. Mas a cada torneio vencido se torna mais possível”, disse Pietra.
Espada feminino
A grande final da espada feminina fechou o dia de competição. Amanda Netto Simeão, do Clube Curitibano, e Victoria Vizeu, do Paulistano, duas de nossas melhores atletas da arma – segunda e terceira colocadas no ranking, respectivamente – decidiram o título.
A final teve início com muita cautela de ambas as partes e o primeiro tempo terminou empatado, mostrando o equilíbrio entre as rivais. A igualdade foi a tônica da partida, nenhuma delas conseguia abrir vantagem no placar.
Na reta final do confronto, Amanda acelerou o ritmo e conseguiu, enfim, abrir uma vantagem pequena. Victoria, porém, não se entregou, fez cinco pontos consecutivos, virou o jogo e fechou por 15-13, sagrando-se campeã.
“Desistir não era uma opção. Quando fiquei em desvantagem, tratei de acelerar o ritmo e colocar em prática o que era necessário. Sinto que estou melhorando bastante com a experiência internacional que venho adquirindo”, afirmou Victoria.
Veteranos
Maurício Mutti (Academia de Esgrima-RJ) e Luciano Souza (Círculo Militar-PR), dois professores que se dedicam a formar novos valores para a esgrima brasileira, decidiram os títulos de Veteranos 40 e 50. E ambos fizeram a festa.
Como não poderia deixar de ser, foram finais jogadas com muita experiência, disputadas ponto a ponto. Luciano levou a melhor no Veterano 50, triunfou por 10-9 e ficou com o título. No Veterano 40, Maurício Mutti foi à forra, venceu por 15-13 e também levou seu ouro.
Encerramento
Chega ao fim neste domingo (16) o Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro. A etapa carioca é a segunda das quatro previstas para o Torneio Nacional, que juntamente ao Campeonato Brasileiro Interclubes conta pontos para o ranking nacional. E os últimos a entrar nas pistas da Escola de Educação Física do Exército serão os atletas do sabre masculino e do florete feminino.
Além do encerramento do Torneio Nacional, haverá também neste domingo a disputa da espada feminino sub-20, fechando o Circuito Jovem.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima