Skip to main content

Henrique Marques (florete), Pietra Chierighini (sabre) e Victoria Vizeu (espada) faturam ouro; veteranos também fazem festa

Amanda Netto Simeão (esq.) e Victoria Vizeu, na decisão da prova de espada. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Neste sábado (15), penúltimo dia do Torneio Nacional do Rio de Janeiro, a esgrima brasileira proporcionou duelos de alto nível nas pistas da Escola de Educação Física do Exército, na Urca. E mais alguns passos foram dados pelos atletas que sonham com a chance de disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Henrique Marques, no florete, Pietra Chierighini, no sabre, e Victoria Vizeu, na espada, foram campeões em suas armas na etapa carioca. Além disso, Maurício Mutti e Luciano Souza faturaram medalhas de ouro em suas categorias no Campeonato de Veteranos. Ou seja: um dia de muita emoção.

Florete masculino

Segundo colocado no ranking brasileiro, Henrique Marques faturou o ouro no florete masculino. Ele derrotou Heitor Shimbo, seu companheiro no Esporte Clube Pinheiros e sexto do ranking, por 15-13. 

Shimbo, aniversariante do dia (completava 40 anos de idade), não deu vida fácil ao campeão. A decisão foi de alto nível técnico, Heitor começou melhor, mas o rival buscou a virada.

O jogo final foi paralisado várias vezes a pedido de Henrique, tanto por sentir problemas físicos quanto para trocas em seu equipamento. A emoção foi prolongada até o fim, quando Henrique Marques fechou em 15-13, faturando o título.

“Meu foco é somar pontos no ranking para ajudar a classificar a equipe brasileira para as provas mundiais. Se vier a vaga no individual, melhor, mas meu foco é na equipe”, disse Henrique, afirmando ser difícil superar Guilherme Toldo (que disputa a maioria das competições no Circuito Internacional) no topo do ranking do florete e sonhar com uma vaga olímpica no individual.

Sabre feminino

O duelo que decidiu o título do sabre feminino foi entre duas atletas do Paulistano, respectivamente líder e vice-líder do ranking nacional: Karina Trois e Pietra Chierighini – esta última, classificou-se após vencer de virada uma semifinal eletrizante contra Luana Pekelman, do Pinheiros.

O Jogo começou bastante equilibrado e Pietra (campeã da etapa de Curitiba-PR) conseguiu vantagem pouco antes do intervalo. Na reta final do confronto, Karina reagiu e chegou a virar o placar; Pietra Chierighini, contudo, matou o jogo e o título em dois contra-ataques: 15-13.

“Estou mais relaxada este ano, meu psicológico está melhor. Quanto a ir ao Pré-Olímpico, acho muito cedo para pensar nisso. Mas a cada torneio vencido se torna mais possível”, disse Pietra.

Espada feminino

A grande final da espada feminina fechou o dia de competição. Amanda Netto Simeão, do Clube Curitibano, e Victoria Vizeu, do Paulistano, duas de nossas melhores atletas da arma – segunda e terceira colocadas no ranking, respectivamente – decidiram o título.

A final teve início com muita cautela de ambas as partes e o primeiro tempo terminou empatado, mostrando o equilíbrio entre as rivais. A igualdade foi a tônica da partida, nenhuma delas conseguia abrir vantagem no placar.

Na reta final do confronto, Amanda acelerou o ritmo e conseguiu, enfim, abrir uma vantagem pequena. Victoria, porém, não se entregou, fez cinco pontos consecutivos, virou o jogo e fechou por 15-13, sagrando-se campeã.

“Desistir não era uma opção. Quando fiquei em desvantagem, tratei de acelerar o ritmo e colocar em prática o que era necessário. Sinto que estou melhorando bastante com a experiência internacional que venho adquirindo”, afirmou Victoria.

Veteranos

Maurício Mutti (Academia de Esgrima-RJ) e Luciano Souza (Círculo Militar-PR), dois professores que se dedicam a formar novos valores para a esgrima brasileira, decidiram os títulos de Veteranos 40 e 50. E ambos fizeram a festa.

Como não poderia deixar de ser, foram finais jogadas com muita experiência, disputadas ponto a ponto. Luciano levou a melhor no Veterano 50, triunfou por 10-9 e ficou com o título. No Veterano 40, Maurício Mutti foi à forra, venceu por 15-13 e também levou seu ouro.

Encerramento

Chega ao fim neste domingo (16) o Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro. A etapa carioca é a segunda das quatro previstas para o Torneio Nacional, que juntamente ao Campeonato Brasileiro Interclubes conta pontos para o ranking nacional. E os últimos a entrar nas pistas da Escola de Educação Física do Exército serão os atletas do sabre masculino e do florete feminino.

Além do encerramento do Torneio Nacional, haverá também neste domingo a disputa da espada feminino sub-20, fechando o Circuito Jovem.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support