Títulos foram conquistados no sabre e no florete; Victoria Vizeu fatura ouro na espada também no Circuito Jovem

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Mais um passo no Ciclo Olímpico foi dado. Em grande estilo, chegou ao fim o Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro, segunda etapa do circuito brasileiro adulto de esgrima. Neste domingo (16), dia de encerramento, foram conhecidos campeões no sabre masculino (Henrique Garrigós), e no florete feminino (Mariana Pistoia). Além deles, Victoria Vizeu faturou o ouro na disputa da espada da terceira etapa do Circuito Jovem.
O Torneio Nacional foi disputado nas pistas da Escola de Educação Física do Exército, no bairro da Urca. A etapa do Rio foi a segunda das quatro previstas para a temporada; juntamente com o Campeonato Brasileiro Interclubes, elas contam pontos para o ranking nacional e podem valer vaga por arma e gênero na competição pré-olímpica no próximo ano, além de definir convocados para competições importantes, como o Campeonato Pan-Americanos e os Jogos Pan-Americanos.
Sabre masculino
A decisão do sabre masculino foi uma das mais aguardadas do Torneio, pois a arma reúne atletas de altíssimo nível, que sonham com vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. E ela foi disputada entre dois sabristas do Paulistano: Henrique Garrigós e Fábio Salles.
Então segundo colocado do ranking nacional, Garrigós se credenciou à final após bater o líder Bruno Pekelman, do Pinheiros (de quem viria a tomar a posição), numa semifinal emocionante. Salles (terceiro do ranking), por sua vez, superou Enrico Pezzi, também do Pinheiros, na outra semifinal.
Henrique Garrigós partiu para cima no início do jogo e abriu vantagem. Fábio Salles mostrou disposição, encostou no placar, mas não conseguiu conter o ímpeto do adversário, que venceu por 15-11, garantiu o ouro e pontos suficientes para assumir a liderança do ranking. Um passo importante rumo ao sonho de brigar por uma vaga olímpica.
“A semifinal contra o Bruno (Pekelman) foi tensa, mas eu estive relaxado e consegui superá-lo. Depois, contra o Fábio, também foi difícil, ele jogou muito bem e tive trabalho para vencer”, disse Garrigós, comentando o fato de chegar à liderança do ranking e também sobre seus planos:
“Assumir a liderança do ranking é tudo de bom. Prometi a minha avó que, se eu vencesse no Rio, a levaria aos Jogos Pan-Americanos, no Chile, e vou cumprir a promessa, bastante satisfeito. Ainda teremos o Campeonato Pan-Americano, a etapa do Copa do Mundo em Madri… A equipe do sabre está muito forte e vamos buscar nossos objetivos”.
Florete feminino
Um clássico, reunindo as duas melhores atletas do país na arma, decidiu o título do florete feminino. E o duelo entre Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União-RS) e Bia Bulcão (Pinheiros) valia mais do que somente a medalha de ouro, pois estava em jogo também a liderança do ranking.
Como esperado, o jogo foi equilibrado e de altíssimo nível. As rivais revezaram bons momentos, proporcionando muita emoção. Bia era aguerrida como sempre, mas Mariana soube jogar o jogo: impôs seu ritmo, venceu por 15-8, repetindo o sucesso obtido na etapa de Curitiba-PR e mantendo a ponta do ranking nacional.
“Essas vitórias são fruto de muito trabalho, muito treinamento. E vencer aqui é muito especial, pois foi na Urca que fiz meu estágio de sargento do Exército, um lugar especial. Este ano teremos muitas competições e grandes metas. Não me lembrava de ter vencido dois Torneios Nacionais seguidos. Isso me deixa feliz e me dá a tranquilidade de saber que estou no rumo certo”, disse Mariana Pistoia.
Campeões do Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro
Espada masculino – Alexandre Camargo (AMK-PR)
Florete masculino – Henrique Marques (Pinheiros-SP)
Sabre masculino – Henrique Garrigós (Paulistano-SP)
Espada feminino – Victoria Vizeu (Paulistano-SP)
Florete feminino – Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União-RS)
Sabre feminino – Pietra Chierighini (Paulistano-SP)
Próximas etapas do Torneio Nacional
Concluída a disputa no Rio, as próximas etapas do Torneio Nacional estão previstas para Belo Horizonte (MG), de 26 a 28 de maio; e São Paulo (SP), de 18 a 20 de agosto; fechando com o Campeonato Brasileiro Interclubes, agendado para Porto Alegre (RS), entre os dias 12 a 15 de outubro.
Circuito Jovem
Disputada no mesmo local, a terceira etapa do Circuito Jovem também terminou neste domingo, com a disputa da espada feminino sub-20. E a favorita Victoria Vizeu, do Paulistano, ficou com o título.
Victoria, que na véspera conquistara o título da espada feminino adulto no Torneio Nacional, enfrentou na final a companheira de clube Laura Correia. Após comandar as ações no início, ela abriu vantagem sobre Laura, administrou e fechou em 12-8.
“Laura é uma adversária muito forte. Consegui vantagem no início e isso me ajudou a vencer”, disse Victoria, única atleta a subir duas vezes ao lugar mais alto do pódio nestas competições realizadas na Escola de Educação Física do Exército.
Campeões do Circuito Jovem – 3ª Etapa
Espada masculino sub-17 – Matheus Brandt (Pinheiros-SP)
Florete feminino sub-17 – Lívia Matos (Grêmio Náutico União-RS)
Sabre masculino sub-20 – Renato Saliba (Paulistano-SP)
Espada feminino sub-20 – Victoria Vizeu (Paulistano-SP)
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima