Skip to main content

Títulos foram conquistados no sabre e no florete; Victoria Vizeu fatura ouro na espada também no Circuito Jovem

Henrique Garrigós comemora a vitória e a liderança do ranking nacional. Foto: Juan Borges.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Mais um passo no Ciclo Olímpico foi dado. Em grande estilo, chegou ao fim o Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro, segunda etapa do circuito brasileiro adulto de esgrima. Neste domingo (16), dia de encerramento, foram conhecidos campeões no sabre masculino (Henrique Garrigós), e no florete feminino (Mariana Pistoia). Além deles, Victoria Vizeu faturou o ouro na disputa da espada da terceira etapa do Circuito Jovem.

O Torneio Nacional foi disputado nas pistas da Escola de Educação Física do Exército, no bairro da Urca. A etapa do Rio foi a segunda das quatro previstas para a temporada; juntamente com o Campeonato Brasileiro Interclubes, elas contam pontos para o ranking nacional e podem valer vaga por arma e gênero na competição pré-olímpica no próximo ano, além de definir convocados para competições importantes, como o Campeonato Pan-Americanos e os Jogos Pan-Americanos.

Sabre masculino

A decisão do sabre masculino foi uma das mais aguardadas do Torneio, pois a arma reúne atletas de altíssimo nível, que sonham com vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. E ela foi disputada entre dois sabristas do Paulistano: Henrique Garrigós e Fábio Salles.

Então segundo colocado do ranking nacional, Garrigós se credenciou à final após bater o líder Bruno Pekelman, do Pinheiros (de quem viria a tomar a posição), numa semifinal emocionante. Salles (terceiro do ranking), por sua vez, superou Enrico Pezzi, também do Pinheiros, na outra semifinal. 

Henrique Garrigós partiu para cima no início do jogo e abriu vantagem. Fábio Salles mostrou disposição, encostou no placar, mas não conseguiu conter o ímpeto do adversário, que venceu por 15-11, garantiu o ouro e pontos suficientes para assumir a liderança do ranking. Um passo importante rumo ao sonho de brigar por uma vaga olímpica.

“A semifinal contra o Bruno (Pekelman) foi tensa, mas eu estive relaxado e consegui superá-lo. Depois, contra o Fábio, também foi difícil, ele jogou muito bem e tive trabalho para vencer”, disse Garrigós, comentando o fato de chegar à liderança do ranking e também sobre seus planos:

“Assumir a liderança do ranking é tudo de bom. Prometi a minha avó que, se eu vencesse no Rio, a levaria aos Jogos Pan-Americanos, no Chile, e vou cumprir a promessa, bastante satisfeito. Ainda teremos o Campeonato Pan-Americano, a etapa do Copa do Mundo em Madri… A equipe do sabre está muito forte e vamos buscar nossos objetivos”.

Florete feminino

Um clássico, reunindo as duas melhores atletas do país na arma, decidiu o título do florete feminino. E o duelo entre Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União-RS) e Bia Bulcão (Pinheiros) valia mais do que somente a medalha de ouro, pois estava em jogo também a liderança do ranking.

Como esperado, o jogo foi equilibrado e de altíssimo nível. As rivais revezaram bons momentos, proporcionando muita emoção. Bia era aguerrida como sempre, mas Mariana soube jogar o jogo: impôs seu ritmo, venceu por 15-8, repetindo o sucesso obtido na etapa de Curitiba-PR e mantendo a ponta do ranking nacional.

“Essas vitórias são fruto de muito trabalho, muito treinamento. E vencer aqui é muito especial, pois foi na Urca que fiz meu estágio de sargento do Exército, um lugar especial. Este ano teremos muitas competições e grandes metas. Não me lembrava de ter vencido dois Torneios Nacionais seguidos. Isso me deixa feliz e me dá a tranquilidade de saber que estou no rumo certo”, disse Mariana Pistoia.

Campeões do Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro

Espada masculino – Alexandre Camargo (AMK-PR)

Florete masculino – Henrique Marques (Pinheiros-SP)

Sabre masculino – Henrique Garrigós (Paulistano-SP)

Espada feminino – Victoria Vizeu (Paulistano-SP)

Florete feminino – Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União-RS)

Sabre feminino – Pietra Chierighini (Paulistano-SP)

Próximas etapas do Torneio Nacional

Concluída a disputa no Rio, as próximas etapas do Torneio Nacional estão previstas para Belo Horizonte (MG), de 26 a 28 de maio; e São Paulo (SP), de 18 a 20 de agosto; fechando com o Campeonato Brasileiro Interclubes, agendado para Porto Alegre (RS), entre os dias 12 a 15 de outubro.

Circuito Jovem

Disputada no mesmo local, a terceira etapa do Circuito Jovem também terminou neste domingo, com a disputa da espada feminino sub-20. E a favorita Victoria Vizeu, do Paulistano, ficou com o título.

Victoria, que na véspera conquistara o título da espada feminino adulto no Torneio Nacional, enfrentou na final a companheira de clube Laura Correia. Após comandar as ações no início, ela abriu vantagem sobre Laura, administrou e fechou em 12-8.  

“Laura é uma adversária muito forte. Consegui vantagem no início e isso me ajudou a vencer”, disse Victoria, única atleta a subir duas vezes ao lugar mais alto do pódio nestas competições realizadas na Escola de Educação Física do Exército.  

Campeões do Circuito Jovem – 3ª Etapa

Espada masculino sub-17 – Matheus Brandt (Pinheiros-SP)

Florete feminino sub-17 – Lívia Matos (Grêmio Náutico União-RS)

Sabre masculino sub-20 – Renato Saliba (Paulistano-SP)

Espada feminino sub-20 – Victoria Vizeu (Paulistano-SP)

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support