Jovane Guissone vai em busca da liderança do ranking mundial na espada masculina B, tendo pelo caminho o britânico Dimitri Coutya, atual ponteiro

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
O circuito da Copa do Mundo de Paraesgrima aporta na França nesta semana, entre quinta (20) e domingo (23). Com um olho nos Jogos Paralímpicos de 2024, também em solo francês, e outro no ranking mundial, a elite do esporte marcará presença no evento em Nimes. O Brasil será representado por sete atletas, com destaque para Jovane Guissone, que joga pela liderança do ranking mundial na espada masculina B. Completam o time brasileiro Carminha Oliveira, Rayssa Veras, Monica Santos, Kevin Damasceno, Lenilson de Oliveira e Vanderson Luis Chaves.
Atual segundo colocado no ranking mundial da espada B, Guissone (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) terá como adversário na competição o britânico Dimitri Coutya, atual líder. Na atual temporada da Copa do Mundo de Paraesgrima, o brasileiro garimpou uma medalha de bronze na etapa da Washington, nos Estados Unidos, além de uma quinta colocação em Pisa, na Itália.
Outro brasileiro nesta mesma prova é Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União), o atual número 40 do ranking mundial. A dupla Guissone e Chaves entrará em ação nas outras duas armas, também pela categoria B. Ainda no masculino, Kevin Damasceno (Grêmio Náutico União) e Lenilson de Oliveira (Club Athletico Paulistano) jogam as três armas, porém na categoria A.
No feminino, Carminha Oliveira (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) e Rayssa Veras (Club Athletico Paulistano) representam o Brasil nas provas da categoria A, nas três armas. Na categoria B, Monica Santos (Grêmio Náutico União) será a nossa representante, também nas três armas. Carminha foi campeã na espada da 1ª Copa Brasil de Paraesgrima, realizada no início do mês, em São Paulo. Pela mesma competição, Rayssa faturou o título no florete e Monica ficou com a medalha de ouro na espada, na categoria B.
Em Nimes, serão jogadas as três armas, nos dois gêneros, nas categorias A e B. Na quinta-feira, dia 20, ocorrem as provas individuais de espada feminina A e B, além do sabre masculino B. No dia 21, sexta-feira, vão à pista os esgrimistas do sabre feminino A e B, assim como do florete masculino A e B, novamente no individual. Fechando as disputas individuais, no sábado (22), serão disputadas as provas do florete feminino A e B e da espada masculina A e B. No domingo (24) a competição encerra com os jogos em equipes.
Os atletas terão o auxílio do técnico Eduardo Nunes e do coordenador da paraesgrima da CBE, Ivan Schwantes. No total, o evento na Arena Le Parnasse recebeu 422 inscrições e terá transmissão pelo site da World Ability Sport (worldabilitysport.org).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima