Skip to main content

Jovane Guissone vai em busca da liderança do ranking mundial na espada masculina B, tendo pelo caminho o britânico Dimitri Coutya, atual ponteiro

Equipe brasileira reunida em Nimes, na França. Foto: Acervo Pessoal.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O circuito da Copa do Mundo de Paraesgrima aporta na França nesta semana, entre quinta (20) e domingo (23). Com um olho nos Jogos Paralímpicos de 2024, também em solo francês, e outro no ranking mundial, a elite do esporte marcará presença no evento em Nimes. O Brasil será representado por sete atletas, com destaque para Jovane Guissone, que joga pela liderança do ranking mundial na espada masculina B. Completam o time brasileiro Carminha Oliveira, Rayssa Veras, Monica Santos, Kevin Damasceno, Lenilson de Oliveira e Vanderson Luis Chaves.

Atual segundo colocado no ranking mundial da espada B, Guissone (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) terá como adversário na competição o britânico Dimitri Coutya, atual líder.  Na atual temporada da Copa do Mundo de Paraesgrima, o brasileiro garimpou uma medalha de bronze na etapa da Washington, nos Estados Unidos, além de uma quinta colocação em Pisa, na Itália.

Outro brasileiro nesta mesma prova é Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União), o atual número 40 do ranking mundial. A dupla Guissone e Chaves entrará em ação nas outras duas armas, também pela categoria B. Ainda no masculino, Kevin Damasceno (Grêmio Náutico União) e Lenilson de Oliveira (Club Athletico Paulistano) jogam as três armas, porém na categoria A.

No feminino, Carminha Oliveira (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) e Rayssa Veras (Club Athletico Paulistano) representam o Brasil nas provas da categoria A, nas três armas. Na categoria B, Monica Santos (Grêmio Náutico União) será a nossa representante, também nas três armas. Carminha foi campeã na espada da 1ª Copa Brasil de Paraesgrima, realizada no início do mês, em São Paulo. Pela mesma competição, Rayssa faturou o título no florete e Monica ficou com a medalha de ouro na espada, na categoria B.

Em Nimes, serão jogadas as três armas, nos dois gêneros, nas categorias A e B. Na quinta-feira, dia 20, ocorrem as provas individuais de espada feminina A e B, além do sabre masculino B. No dia 21, sexta-feira, vão à pista os esgrimistas do sabre feminino A e B, assim como do florete masculino A e B, novamente no individual. Fechando as disputas individuais, no sábado (22), serão disputadas as provas do florete feminino A e B e da espada masculina A e B. No domingo (24) a competição encerra com os jogos em equipes.

Os atletas terão o auxílio do técnico Eduardo Nunes e do coordenador da paraesgrima da CBE, Ivan Schwantes. No total, o evento na Arena Le Parnasse recebeu 422 inscrições e terá transmissão pelo site da World Ability Sport (worldabilitysport.org).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support