Skip to main content

Título foi conquistado na espada masculino adulto; veteranas também brilham nas pistas da Escola de Educação Física do Exército

Alexandre Camargo (esq.) brilhou mais uma vez no Torneio Nacional. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Com acirrada disputa da espada masculino adulto, começou nesta sexta-feira (14), na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, o Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro. A competição vale pontos no ranking nacional e possibilita pavimentar o sonho dos atletas que almejam uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. A primeira medalha de ouro desta etapa foi conquistada pelo espadista Alexandre Camargo.

O atleta da Academia Mestre Kato-PR ficou com o título ao superar Gabriel Júlio, do Pinheiros, pelo placar de 15-5. A caminhada rumo ao degrau mais alto do pódio foi longa, afinal, a espada no gênero masculino foi a arma reuniu o maior número de atletas (74) na competição e os duelos se estenderam durante todo o dia, até que se chegasse aos finalistas.

Alexandre iniciou o duelo final de forma ofensiva e logo abriu uma boa vantagem. Gabriel Júlio, que surpreendeu positivamente com seu desempenho durante a competição, fez o que pôde, mas não conseguiu conter o adversário, que fechou o jogo antes mesmo do intervalo: 15-5.

“Comecei mal o Torneio. Estranhei a pista escorregadia por causa da maresia e o forte calor. Demorei a encontrar meu jogo. Mas valeu pelo foco, que me fez melhorar o rendimento. Vou tentar manter essa boa performance nos próximos torneios. É difícil, mas está tudo caminhando bem”, analisou o campeão.

Com o resultado, Alexandre Camargo, líder do ranking brasileiro, deu mais um passo rumo ao sonho de disputar os Jogos de Paris, uma vez que também venceu em Curitiba-PR, na primeira etapa do Torneio Nacional. A vaga no Pré-Olímpico está cada vez mais próxima.

Veteranas

A primeira etapa do Campeonato de Veteranos também foi disputada nesta sexta-feira (14), da Escola de Educação Física do Exército. Entraram nas pistas, primeiramente, as mulheres. Os homens, com florete, jogarão neste sábado (15).

As medalhas de ouro femininas foram conquistadas por Oriete Covolan (Mestre Kato-PR), na espada 60; Laura Mangiaterra (Pinheiros-SP), na espada 50; e Bianca Dantas (Esgrima Rapier-MG), na espada 40.

Programação

O Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro prossegue neste sábado (15), com as disputas do florete adulto masculino, do sabre adulto feminino e da espada adulto feminino. A etapa do Rio é a segunda das quatro previstas para o Torneio Nacional, que junto com o Campeonato Brasileiro Interclubes conta pontos para o ranking nacional e pode valer uma vaga por arma e gênero na competição pré-olímpica, no próximo ano.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support