Skip to main content

Matheus Brandt (espada sub-17), Renato Saliba (sabre sub-20) e Lívia Matos (florete sub-17) venceram na Escola de Educação Física do Exército

Matheus Brandt (esq.) faturou o título da espada sub-17. Foto: Juan Borges.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A 3ª etapa do Circuito Jovem de Esgrima abriu nesta quinta-feira (13) os trabalhos da série de competições nacionais da modalidade no Rio de Janeiro, que serão disputadas até domingo (16) nas pistas da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul Carioca. É a nova geração da esgrima brasileira mostrando seu valor e pedindo passagem.

As medalhas de ouro conquistadas neste dia inicial de disputa premiaram três jovens talentos da modalidade. Matheus Brandt (Pinheiros-SP) levou o título da espada masculino sub-17; Renato Saliba (Paulistano-SP), do sabre masculino sub-20; e Lívia Matos (Grêmio Náutico União-RS) do florete feminino sub-17. 

Espada masculino sub-17

Entre os espadistas masculinos cadetes, a disputa pela medalha de ouro colocou frente a frente dois expoentes da nova geração, ambos do Pinheiros-SP: Eduardo Gonçalves e Matheus Brandt (líder do ranking nacional na arma).

Integrantes da equipe brasileira no Mundial da Bulgária, disputado no mês passado, Gonçalves e Brandt protagonizaram um duelo de canhotos. A final foi disputada ponto a ponto, com muita ofensividade de ambas as partes.

Na reta decisiva, Matheus Brandt jogou com inteligência, fechou em 15-14 e garantiu o ouro. “O calor está muito forte. Vim da Bulgária, temperatura de 6º, e encontrar 35º aqui no Rio…. É complicado. Encarei adversários muito fortes, mas acho que meu diferencial foi conseguir controlar o meu jogo”, afirmou Brandt. 

Sabre masculino sub-20

No sabre masculino juvenil, mais uma final reuniu integrantes da equipe brasileira que recentemente esteve no Mundial da Bulgária: Érico Patto (Pinheiros-SP) e Renato Saliba (Paulistano-SP).

Saliba começou o jogo de forma avassaladora e abriu uma confortável vantagem de oito pontos. Com o triunfo encaminhado, o atleta do Paulistano fechou a partida em 15-2 e faturou o título com autoridade.

“Hoje deu tudo certo. No começo, na pule, tomei muitos toques, mas fui crescendo de rendimento durante a competição e conseguir chegar ao título. Disputei competições internacionais há pouco tempo e isso melhorou muito meu jogo. Ter esse tipo de experiência é muito importante”, disse Renato Saliba.  

Florete feminino sub-17

Aniversariante do dia, Lívia Matos, do Grêmio Náutico União-RS, foi a campeã do florete feminino cadete. Na decisão, ela derrotou Valentina Basso, do Pinheiros-SP, por 15-9 e subiu ao degrau mais alto do pódio.

O jogo decisivo começou com muita cautela por parte das duas floretistas. Lívia, contudo, partiu para a ofensiva na parte final e impediu que a adversária reagisse. No fim, vitória merecida e medalha de ouro assegurada.  

“Foi um jogo legal, gosto muito de jogar com a Valentina, que é mais nova que eu e está evoluindo muito. No Mundial da Bulgária e no Pan da Colômbia joguei com meninas muito mais velhas do que eu. Isso me deu muita experiência e foco para competir nos próximos torneios”, disse Lívia, que completou 15 anos de idade ontem e recebeu um bolo após a conquista.

Programação

As disputas nas pistas da Escola de Educação Física do Exército continuam nesta sexta-feira (14), com a espada masculino adulto pelo Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro. E também com a etapa de abertura do Circuito de Veteranos, que contará com espadistas mulheres e floretistas homens, do Veterano 40 ao Veterano 60.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support