Paris 2024 – Jovane Guissone chega ao quadro de 8 dos Jogos Paralímpicos no florete, sua segunda arma

Brasileiros foram às pistas do Grand Palais no segundo dia de competição da modalidade na Cidade Luz
(Foto: Alexandre Schneider/CPB)

Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

No segundo dia de disputa da paraesgrima nos Jogos de Paris 2024, o desempenho do Brasil teve um “upgrade”. Nesta quarta-feira (4), nas competições individuais de florete, Jovane Guissone alcançou o quadro de 8 da competição, ficando a uma vitória da disputa ´pela medalha olímpica. Lembrando que o florete não é a arma principal de Jovane – cuja especialidade é a espada, com a qual conquistou ouro em Londres-2012 e prata em Tóquio-2020. Além de Guissone, outros brasileiros foram às pistas do Grande Palais: Kevin Damasceno, Vanderson Chaves, Mônica Santos e Carminha Oliveira.

Florete B

Jovane Guissone estreou bem na disputa do florete B masculino, no quadro de 16, derrotando por 15-2 o polonês Adrian Castro. No quadro de 8, porém, foi batido pelo chinês Feng Yanke (15-3). Na repescagem, Jovane encerrou sua participação no dia ao cair por 15-11 para o ucraniano Oleg Naumenko, na repescagem.

Já Vanderson Chaves iniciou no quadro de 16 sendo superado por 15-9 pelo ucraniano Dmytro Seronzhenko. Na primeira repescagem, venceu o argentino Hugo Alderete (15-10), mas na segunda deixou a disputa após perder (15-6) para o francês Maxime Vallet.

No florete B feminino, Mônica Santos iniciou a sua participação no quadro de 16 sendo superada (13-15) por Irma Khetsuriani, da Geórgia. Na repescagem, a brasileira se despediu da competição com derrota (8-15) para a ucraniana Nadja Doloh.

Florete A

Kevin Damasceno fez sua estreia no quadro de 32 do florete A masculino com uma vitória por 15-12 sobre o iraquiano Hayder Al-Olgali. No quadro de 16, não conseguiu superar o húngaro Richard Osvath (15-2). Na repescagem, após revés (15-10) para o japonês Kano Shintaro, Kevin encerrou sua participação. No feminino, Carminha Oliveira caiu no quadro de 32, superada por 15-5 pela francesa Clemence Delavoipiere.

Programação

Segue nesta quinta-feira (5) a disputa da paraesgrima nos Jogos de Paris 2024. O dia terá duelos de florete por equipes, nos dois naipes. O conjunto brasileiro masculino será composto por Jovane Guissone, Lenilson Oliveira, Vanderson Chaves e Kevin Damasceno; o feminino, por Mônica Santos, Rayssa Veras e Carminha Oliveira.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo