Skip to main content

Atleta, que teve um angioma medular durante a gravidez, decidiu seguir com a gestação e, hoje, enaltece a filha: “Daria a minha vida mil vezes por ela”

Monica Santos tem os nomes da filha e do marido tatuados no braço. Foto: Alê Cabral/CPB.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Mônica Santos está em Tóquio para disputar a sua segunda Paralimpíada, a partir da próxima terça-feira (24). Porém, a história dela com o esporte paralímpico é bem mais antiga, começou há 18 anos, quando nasceu a sua primeira e única filha, Paolla Silva, que é o seu principal combustível para a competição que está por vir.

Durante a gestação de Paolla, Mônica teve um angioma medular no seu segundo mês. Os médicos deram a opção de interromper a gravidez e fazer a cirurgia de retirada do tumor, mas, para Mônica, essa escolha não era nem cogitada. Ela queria ser mãe e decidiu manter o bebê mesmo com o risco que isso poderia trazer. Para a esgrimista, foi a escolha mais acertada que fez.

“A minha filha é um presente que Deus me deu para eu ver qual é o verdadeiro sentido da vida. Eu daria a minha vida mil vezes por ela. Eu sou cadeirante por escolha”, declarou a atleta, que ficou paraplégica após o nascimento da filha.

“Eu decidi manter a gravidez. Logo após o nascimento da Paolla, que está com 18 anos e cheia de saúde, eu fiz a cirurgia, pois eu poderia ficar tetraplégica ou até vir a óbito. Fizemos a cirurgia, não foi possível reverter, mas, com a graça de Deus, eu fiquei só paraplégica”, complementou.

Mônica conta que foi pela filha que ela lutou para se tornar uma cadeirante independente e que por meio da cadeira de rodas ela conheceu o esporte e o mundo.

“Por ter a Paolla, eu queria me tornar independente. Em seis meses de cadeirante, eu já consegui ir para o chão, voltei a dirigir, fazer comida, dar banho na minha filha, então ela foi o meu presente de Deus que me motivou a me tornar totalmente independente, e foi pela cadeira que eu conheci o esporte adaptado e o mundo. Eu sempre falo que aquela garotinha do interior se tornou uma mulher guerreira na cadeira de rodas”, lembrou a esgrimista nascida em Santo Antônio da Patrulha, cidade do interior do Rio Grande do Sul.

A esgrimista explica que teve uma infância muito humilde e que a sua criação foi baseada na fé e no amor. É daí que vem toda a sua força.

“Minha família sempre teve muitos princípios e muita fé. O abraço e o ‘eu te amo’ sempre foram muito presentes na minha vida, assim como a oração no final da noite. Isso sempre foi a minha base e alicerce. Essa força que vem de dentro do coração, de Deus e da minha família”, disse.

Por falar em família, a gaúcha não poderá ter a companhia deles no Japão, mas ela deu um jeito de levá-los com ela para o outro lado do mundo e para a pista.

“Estou levando a filha e o marido tatuados no braço, onde eu estou, eles vão sempre juntos comigo. É só agradecer a Deus quando eu entrar lá, por estar lá. É uma bênção de Deus poder competir, é só gratidão”, agradeceu.

É claro que, para Monica, o objetivo maior em Tóquio é conseguir uma medalha, porém a esgrimista acredita que a maior vitória deste ciclo paralímpico foi o caminho até os Jogos, que foi bastante árduo.

“Acredito muito que a medalha seja a cerejinha do bolo, porque a gente precisa dela, estamos lá representando uma nação, a gente vai dar o melhor naquele momento. Mas o principal foi a trajetória de chegar até ali, pois muitos atletas desistiram não pelo físico, mas sim pelo mental por conta da pandemia, que nos trouxe muitas perdas”, finalizou.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support