Skip to main content
Sem categoria

Pai de gêmeas no ano dos Jogos, Jovane Guissone teve de se desdobrar entre os afazeres em casa e a preparação

By 19 de agosto de 2021No Comments

Atleta, que já tinha o filho Júnior, se tornou pai das gêmeas Cecília e Alícia neste ano; esgrimista fez apelo à torcida a poucos dias da competição

Jovane Guissone foi medalhista em Londres 2012. Foto: Ale Cabral/CPB.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O medalhista de ouro na espada em Londres 2012, Jovane Guissone, está a poucos dias de disputar sua terceira Paralimpíada da carreira. Dono da melhor marca da história da esgrima brasileira em Jogos Paralímpicos, o gaúcho vai disputar a edição de Tóquio querendo repetir a dose. Nesta temporada, ele precisou se desdobrar entre os afazeres de pai de recém-nascidos e atleta paralímpico, mas é na família que busca a motivação necessária.

O esgrimista é marido da Kelly e pai do Júnior, Cecília e Alícia. As duas últimas são gêmeas e nasceram em 2021, ano paralímpico. Ele conta que está na cadeira de rodas há 17 anos e admite que, no início, nunca imaginou que teria uma família. Hoje, Guissone se sente grato e motivado por ter formado uma.

“É uma motivação muito boa que a gente tem. Depois de quase 18 anos na cadeira de rodas, aquela pessoa que nunca imaginou que teria família, hoje, ter família, ter filhos. Eu só agradeço a Deus por isso”, disse.

Como as gêmeas nasceram em ano paralímpico, Guissone teve de se desdobrar para aliar o término da preparação para Tóquio 2020 com o início da paternidade da Cecília e Alícia: “Foi muita correria. Ajustar os treinos com a família é complicado. A gente fica muito tempo na estrada, chega em casa e já tem de viajar de novo, muitas vezes a família fica distante da gente”.

“Ano de Paralimpíada e ser pai de gêmeas, não foi fácil. Além da pandemia e dos treinos, eu ainda tinha de dar suporte à minha esposa, que teve colestagem (problema hepático que causa intensa coceira) durante a gestação, pois isso poderia prejudicar as meninas. A cabeça foi a mil”, completou.

O esgrimista explicou que, em razão da pandemia, passou a ficar muito mais em casa com a família do que antes. Com essa maior proximidade, todos começaram a sentir mais quando ele precisa viajar para treinar ou competir.

“A pandemia fez com que muitas famílias ficassem próximas, e a nossa foi esse caso. Agora, quando eu saio para viajar, fica todo mundo chorando e a gente sai triste também por deixar”, falou o atleta. “Eu tento curtir demais a minha família. As recém-nascidas são umas doçurinhas. É uma coisa muito boa chegar em casa pegar uma, pegar outra, brincar com as duas”, complementou.

Apelo à torcida

Jovane Guissone tem 38 anos e nasceu em Barros Cassal, no Rio Grande do Sul. O esgrimista, que já foi eleito o melhor atleta do Brasil pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) durante 10 anos, é a maior esperança de pódio da esgrima brasileira em Tóquio. Diante disso, o gaúcho fez um apelo à torcida.

“A partir do dia 25, começa a esgrima no Japão. Conto com a torcida dos meus amigos, familiares e de todos no Brasil. Torçam, acreditem que vai dar certo. Vamos para cima dos caras para buscarmos uma medalha”, prometeu.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support