Skip to main content

Maria Paro e Talia Calazans, duas das atletas que defenderão o Brasil, estão otimistas para o campeonato, que inicia nesta segunda-feira

Talia Calazans é uma das esperanças de bons resultados em Lima. Foto: Washington Alves/COB

Paulo Rocha e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima brasileira chega otimista para mais uma competição internacional. Começa, nesta segunda-feira (21), o Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Lima, no Peru, que segue até o próximo domingo (27). Organizado pela Confederação Peruana de Esgrima, o torneio será disputado no Centro de Alta Performance da Vila Desportiva Nacional, na capital peruana.

O Pan terá disputas individuais e por equipes. E duas atletas que integram o grupo do Brasil (composto por 48 esgrimistas) estão entre as atrações da competição: Maria Paro (espada cadete) e Talia Calazans (florete juvenil). Ambas demonstram estar muito bem preparadas para cumprir boas campanhas no Peru.

Atualmente com 16 anos, Maria Paro, natural de Andradina-SP, foi revelada pelo projeto Esgrima Para Todos, do educador físico e esgrimista Diego Dourado. Possui títulos de campeã em âmbito estadual, nacional e sul-americano. Líder do ranking da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) na espada cadete, com 404 pontos, ela disputará pela terceira vez um Pan-Americano.

“Estou preparada fisicamente e tecnicamente para essa competição. Foi necessário que eu fizesse fisioterapia para melhorar meu desempenho e tenho como principal objetivo dar o meu máximo e ficar entre as melhores das Américas”, disse Maria, completando:

“Estar disputando uma competição desse nível é uma experiência que vou levar comigo como atleta. Será a primeira vez que irei a um Pan sem meus pais e sem ninguém do meu clube. Ou seja, um desafio. Mas me sinto honrada e agradecida por ter conseguido minha vaga neste campeonato pela terceira vez”.

Líder do ranking da CBE no florete feminino, com 468 pontos, Talia Calazans, de 19 anos – atleta do Grêmio Náutico União-RS -, competiu neste ano nas Copas do Mundo de Poznan, na Polônia, e de Tbilisi, na Geórgia. No Pan-Americano Juvenil, em Cáli, na Colômbia (em dezembro de 2021), a gaúcha ficou bem perto de garantir a classificação para a semifinal do torneio, perdendo por um ponto no duelo do quadro de 8.

“Espero colocar em prática tudo o que tenho realizado nos treinamentos. Usar o aprendizado que adquiri nas Copas adultas que participei nos últimos meses e dar o melhor de mim na pista, pois meu desejo é trazer medalhas para casa. Tanto no individual quanto por equipes, pois nos conhecemos bastante e podemos bater de frente com as equipes adversárias”, afirmou Talia, garantindo estar cada vez mais experiente:

“Treinar fora do Brasil (ela treina e mora nos Estados Unidos) foi algo muito positivo para minha adaptação. São muitos desafios, mas também representa a oportunidade de conhecer novas formas de treinamentos e pessoas novas para jogar, experiências com esgrimistas de alto nível. Esse Pan deverá trazer novidades, pessoas novas competindo, algumas que já conheço também. Mas estou confiante”.

Após a disputa do Pan-Americano em Lima, as competições em que a esgrima brasileira tomará parte serão o Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (entre 2 e 10 de abril), e os Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina (entre 28 de abril e 8 de maio).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support