Skip to main content

Brasileira alcançou as semifinais do torneio individual juvenil, melhor desempenho da atleta em Pan-Americanos da categoria

Pietra Chierighini conquistou a primeira medalha brasileira em Lima, no Peru. Foto: Arquivo Pessoal

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil começou a sua caminhada no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil da melhor maneira: conquistando medalha. A responsável pelo primeiro pódio verde e amarelo em Lima, no Peru, é Pietra Chierighini, que alcançou as semifinais do torneio de sabre individual juvenil nesta segunda-feira (21) e, com isso, assegurou o bronze para o país.

O jogo que definiu a cor da medalha de Pietra foi diante da norte-americana Alexandra Lee na semifinal. A um confronto da decisão, a brasileira fez um confronto acirrado contra a esgrimista dos Estados Unidos, mas acabou sendo batida por 15 a 11. Com o bronze no peito, a sabrista do Brasil comemorou a conquista.

“Este foi o meu melhor desempenho em um campeonato Pan-Americano Juvenil. Eu estava focada e tranquila para colocar em pista todo meu aprendizado, sempre adquirindo mais experiência. Essa medalha significa muito para mim, pois representa e demonstra tudo aquilo que eu venho treinando”, enalteceu a brasileira.

O caminho percorrido por Pietra no torneio foi muito consistente. Primeiro, ela venceu quatro de seis jogos que ela teve na pule, o que a colocou no Top 10 dentre os resultados da primeira fase.

Depois, a brasileira teve de passar por uma compatriota no quadro de 32. Na fase, o duelo aconteceu contra Isabela Chen, em que a medalhista de bronze conseguiu uma vitória por 15 a 5.

Na fase seguinte, o compromisso de Pietra foi contra a colombiana Valentina Rojas. A brasileira triunfou por 15 a 9 e, com isso, garantiu vaga no quadro de 8. Nele, o embate foi diante da mexicana Mariana Guzmán com vitória verde e amarela por 15 a 10. Logo após, a sabrista do Brasil parou na semifinal, quando perdeu para Alexandra.

Quem também foi longe no feminino foi Luana Pekelman. A brasileira acabou encarando uma adversária muito complicada em sua trajetória no torneio e, por isso, ficou no quadro de 8. Na fase, ela jogou contra a mexicana Natalia Botello (sexta melhor sabrista juvenil do mundo) e foi superada por 15 a 10.

Além delas, o Brasil ainda contou com Isabela Cunha, que venceu um de seus jogos na pule, mas que não foi suficiente para a brasileira avançar de fase.

Sabristas brasileiros no torneio individual masculino

No masculino, o país também foi representado por quatro atletas. O melhor resultado dos meninos foi de Fernando Fachini, que chegou ao quadro de 16, mas parou no norte-americano Adam Lai. Os outros três brasileiros acabaram caindo no quadro de 32: Erico Patto, Gabriel Vasques e Matheus Becker.

Nesta terça-feira (22), o Brasil volta à plataforma em Lima em três categorias: sabre cadete masculino e feminino e florete juvenil feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support