Skip to main content

Espadista paranaense foi o grande nome do Brasil nesta sexta-feira, com classificação direta para a chave principal em Cali

Alexandre Camargo teve ótimo desempenho na Colombia. Foto de Arquivo: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil iniciou bem o final de semana de competições internacionais no início da contagem do ranking olímpico para os Jogos de Paris 2024. Nesta sexta-feira (5), o grande destaque foi o espadista paranaense Alexandre Camargo, que conquistou vaga direta para a chave principal do Grand Prix de Cali, na Colômbia. Guilherme Toldo e Henrique Marques, na Copa do Mundo de Acapulco, no México, e Mariana Pistoia, na Copa do Mundo de Plovdiv, na Bulgária, ficaram muito próximos da vaga. Veja como foram as disputas desta sexta-feira:

Campanha arrasadora em Cali

Grande nome da atualidade na espada brasileira entre os homens, Alexandre Camargo fez bonito no Grand Prix de Cali. A campanha na pule foi arrasadora: seis vitórias em seis duelos realizados, contra o italiano Enrico Garozzo (5 a 3), o equatoriano Fernando Maldonado (5 a 1), o mexicano Victor Lomeli (5 a 3), o israelense Stanislav Galper (5 a 3), o eslovaco Alex Duduc (5 a 2) e o honconguês Hoi Sun Fong (5 a 4).

O desempenho foi o quinto melhor da fase de pules, o que garantiu a classificação antecipada de Camargo para a chave principal do torneio. Não é a primeira vez que ele figura entre os 64 melhores, mas ele jamais tinha obtido uma classificação antecipada desta forma.

“Acho que foi um bom começo nessa prova. Estou bem focado para domingo e espero conseguir resultados melhores! Sobre a corrida olímpica, tem muita coisa pela frente e muitos adversários difíceis ainda. Quero evoluir o mais rápido que posso para conseguir chegar cada vez mais longe”, avisa Camargo, que vai enfrentar o sul-coreano Ma Segeon, no domingo, às 11h20 (de Brasília), no quadro de 64.

Os demais brasileiros na prova, Matheus Brandt, Eduardo Gonçalves, Richard Grunhauser, Leopoldo Gubert, Fabrizio Lazzarotto, Mauricio Pellegrino, Pedro Petrich e Leandro Seini, não passaram das pules. Neste sábado, começa a competição feminina, com a presença de Nathalie Moellhausen, Maria Rita de Camargo, Victória Vizeu e Renata Zettermann.

Marques e Toldo caem a um jogo da classificação

Na Copa do Mundo de Florete Masculino, em Acapulco, no México, Henrique Marques e Guilherme Toldo ficaram muito próximos da vaga na chave principal. A eliminação de ambos aconteceu no segundo quadro preliminar, a última etapa do primeiro dia de torneio.

Henrique Marques fez a melhor campanha nas pules, vencendo cinco de seis jogos, com o 35° lugar na fase inicial. Passou pelo primeiro quadro preliminar, ao bater Scott Lao, das Ilhas Virgens (15 a 13), mas parou na sequência, ao perder para o japonês Shoei Hashimoto (15 a 4). Toldo fez a 60ª melhor campanha das pules, passou pelo sul-coreano Kim Tae Hwan (15 a 6), mas foi batido pelo italiano Tommaso Martini (15 a 4).

Pedro Marostega teve desempenho semelhante ao de Marques na pule, com quatro vitórias em cinco jogos e a 37ª colocação na primeira fase, mas se despediu logo depois, ao ser superado pelo mesmo Tommaso Martini (15 a 12).  Lorenzo Mion e Pierre Souza pararam nas pules.

Pistoia fica próxima da vaga

Em Plovdiv, na Bulgária, outra Copa do Mundo de Florete, mas para as mulheres. E o Brasil também esteve perto de classificar uma atleta para a chave principal. A gaúcha Mariana Pistoia, líder do ranking nacional da arma, fez boa pule, ficando no Top 40. Porém, caiu no segundo quadro preliminar, a um jogo de garantir a vaga na chave principal: 10 a 9 para a chinesa Fu Yiting.

Bia Bulcão também fez boa pule, em 50° lugar na fase inicial, mas se despediu no primeiro quadro preliminar, quando foi batida pela tcheca Stepanka Nemcova: 15 a 10. Daphne Becker e Rafaella Gomes caíram nas pules.

A classificação olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support