Skip to main content

Desafios na Colômbia, México e Bulgária iniciam etapa de pontuação para classificar equipes e atletas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Guilherme Toldo busca uma das vagas no florete. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O caminho para Paris tem escalas em Acapulco, Cali e Plovdiv. Estas e muitas outras cidades pelo mundo receberão etapas do calendário da Federação Internacional de Esgrima (FIE) nos próximos meses, mas serão competições especiais. Durante quase um ano, elas valerão pontos para o ranking olímpico, que classifica equipes e atletas para os Jogos de Paris 2024.

Cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. Até o fechamento do período de classificação, serão, portanto, dez oportunidades de mostrar ao mundo que poderão estar no seleto grupo de esgrimistas classificados.

A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a qualificação de uma equipe por continente.

E o Brasil tem boas chances de conquistar algumas destas vagas. No último Campeonato Pan-Americano, as equipes de sabre feminino e florete masculino conquistaram a medalha de bronze, enquanto os times de sabre masculino e florete feminino ficaram em quarto lugar. Portanto, terminar com uma das vagas das Américas é um feito bem possível.

Depois da classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

Favoritos em ação

Neste final de semana, entre sexta e domingo (5 a 7), alguns brasileiros favoritos entram em ação nas três competições. Começando por Cali, na Colômbia, onde acontece o Grand Prix de Espada. Nathalie Moellhausen, campeã mundial de 2019, voltou a mostrar grande desempenho nos primeiros desafios do ano, quando conquistou os Grand Prix de Doha e Barcelona, competindo contra a maioria das principais atletas do mundo. Ela é a nona colocada do ranking mundial e, se mantiver o desempenho, deve assegurar a vaga como melhor atleta do continente com certa tranquilidade.

Alexandre Camargo, líder do ranking nacional no masculino, é outro que busca classificação. Ele disputou os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Além dos dois, competem em Cali: Maria Rita de Camargo, Victória Vizeu, Renata Zettermann, Matheus Brandt, Eduardo Gonçalves, Richard Grunhauser, Leopoldo Gubert, Fabrizio Lazzarotto, Mauricio Pellegrino, Pedro Petrich e Leandro Seini.

Em Acapulco, no México, outro favorito a uma vaga em Paris estará atuando. O gaúcho Guilherme Toldo disputa a Copa do Mundo de Florete. Ele ocupa a 59ª posição do ranking atualmente e já disputou três edições de Jogos Olímpicos: em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Toldo terá a companhia de Pedro Marostega, Henrique Marques, Lorenzo Mion e Pierre Souza na América do Norte.

Finalmente, em Plovdiv, na Bulgária, é a vez das meninas do florete. Mariana Pistoia, líder do ranking nacional, busca sua primeira participação olímpica. Bia Bulcão, que participou dos Jogos Rio 2016, perdeu a vaga em Tóquio por muito pouco e também tenta classificar-se. Rafaella Gomes e Daphne Becker completam o time brasileiro na Europa.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support