Skip to main content

Competição aconteceu durante os Jogos do Paradesporto de Alagoas, com a participação de oito atletas dos dois gêneros

Evento para cegos aconteceu nos Jogos do Paradesporto de Alagoas. Foto: Marcelo Gualberto.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A paraesgrima foi a responsável pela inclusão dos cadeirantes e atletas com deficiências motoras há alguns anos na modalidade. Desta forma, pessoas com alguma limitação física, completa ou parcial, puderam experimentar a esgrima e terem o prazer de competir. Os cegos e pessoas com baixa visão ainda não tinham este privilégio. Mas esta realidade está mudando.

No último final de semana, em Maceió, foi realizada a primeira competição de esgrima para cegos e deficientes visuais, durante os Jogos do Paradesporto de Alagoas. O evento teve a participação de oito atletas, sendo quatro homens e quatro mulheres. No masculino, o vencedor foi Edson Justino, que venceu Willer Bertoldo na decisão. No feminino, vitória de Miriam Caetano, com Bruna Silva faturando a medalha de prata.

Atualmente, 12 pessoas (sete homens e cinco mulheres) experimentam os treinos de esgrima para cegos e deficientes visuais em Maceió. Os treinos acontecem no Centro de Educação Física e Desportos do Corpo de Bombeiros de Alagoas. O responsável pela iniciativa é Marcelo Gualberto, técnico que implantou a paraesgrima na capital alagoana.

“A esgrima para cegos e deficientes visuais é jogada em uma pista com uma corda, com fita em alto relevo e placas de piso tátil. Os atletas fazem primeiro o reconhecimento da pista com os pés e depois do professor ou dos outros colegas com as lâminas das espadas. Os movimentos básicos são iniciados a partir do contato das lâminas nos treinos e também com movimentos circulares no momento dos combates”, explica Gualberto.

Podem treinar atletas cegos ou com deficiência visual, pois todo utilizam vendas embaixo das máscaras, impossibilitando a visão dos movimentos. A esgrima para cegos e deficientes visuais ainda não é reconhecida pela Federação Internacional de Esgrima, mas já foi apresentada internacionalmente. No Brasil, a semente está nascendo. No futuro, poderá gerar novos praticantes e um novo caminho de inclusão e glórias para muitos indivíduos.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support