Skip to main content

Atleta ficou com o título da categoria Sub-20 na 1ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes, que acontece no Rio de Janeiro

Victoria Vizeu comemora o título na primeira competição nacional de 2021.

19 de junho de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

A primeira campeã da esgrima nacional depois de 19 meses é a espadista Victoria Vizeu, do Paulistano. A atleta venceu, neste sábado (19), Clara Amaral (Barroca), por 15 a 9, na final da espada feminina sub-20, na 1ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes. A competição acontece na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro, e marca a retomada das atividades do esporte no Brasil após a chegada da pandemia da Covid-19.

A final foi disputada entre as duas melhores campanhas da fase de pules: Victoria, em primeiro, e Clara, em segundo. O confronto foi duro: “A Clara é uma grande atleta e também uma amiga. Mas dentro da pista, se puder, a gente se mata. Ela é uma atleta que tem liderado muito”, destacou a campeã que, inclusive, terminou a competição invicta. Seu maior obstáculo, segundo ela, foi a insegurança depois de um grande período sem competir, mas isso foi superado.

“Estava me sentindo bem, geralmente eu fico mais nervosa. Desta vez, mesmo sendo um pouquinho insegura com essa volta depois de tanto tempo, eu consegui me acalmar bem, estava muito focada. Foi muito bom”, vibrou Victoria Vizeu. Segundo ela, a volta das competições recupera um ânimo maior nos treinamentos. “Coloca os objetivos na nossa cabeça, porque às vezes tinha a sensação de treinar sem ter um foco, um alvo. Deixa a gente um pouco perdida, mas estou muito feliz por ter retomado”, completa a espadista.

O técnico Ricardo Ferrazzi gostou da atuação maiúscula de sua atleta. Mas reconhece que sempre há espaço para evoluir.

“Sempre tem bastante coisa para melhorar, né? As duas mais fortes realmente eram as que estavam na final, a Victoria e a Clara Amaral. Deu para ver o que estava em déficit durante nosso treino, deu para corrigir algumas coisas. Na eliminatória já foi um pouco mais pesado, mas o que ela vem treinando foi se encaixando. A gente teve que fazer uma mudança tática por pelo menos duas vezes durante a final, porque a adversária estava encaixando os pontos. Mas deu tudo certo, graças a Deus”, comemorou o treinador.

Depois do título deste sábado no Sub-20, Victoria Vizeu volta a disputar, neste domingo, a competição na categoria Sênior, a principal. Questionada sobre a possibilidade de levar o troféu de novo, ela desconversou: “Amanhã a gente tem que ver. Tem que continuar focada, procurar sempre estar concentrada, um passo de cada vez”, disse a espadista, aos risos, antes de admitir que sentia falta de ser campeã.

“Estava com saudade, estou muito feliz. Fazia tempo e às vezes eu fico muito insegura por voltar a competir depois de tanto tempo assim”, reforçou Victoria. “Estou muito feliz porque o trabalho que a gente veio mantendo nesse último ano tem dado certo. Agora é procurar evoluir ainda mais para melhorar”, finalizou.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support