Skip to main content

Depois de 19 meses de ausência de torneios da modalidade no Brasil, 1ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes movimentará os espadistas

Da esquerda para a direita: Marcela Silva, Amanda Simeão, Victoria Vizeu e Nathalie Moellhausen, no Brasileiro de 2019.

18 de junho de 2021.

Por: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Foram longos 19 meses sem competições nacionais. Para os olímpicos, um período ainda maior, de 20 meses. Mas chegou a hora da retomada das competições nacionais de esgrima. Neste fim de semana, sábado (19) e domingo (20), na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro, acontece a 1ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes, com o torneio de espada, nas categorias Sênior e Sub-20. Uma grande oportunidade para a nova geração da esgrima brasileira.

Os grandes nomes da espada nos últimos anos são Athos Schwantes, atualmente com 36 anos, e Nathalie Moellhausen (que se prepara na Europa para os Jogos de Tóquio), com 35. A nova geração promete pedir passagem. E essa é a primeira oportunidade dessa turma mostrar serviço iniciando um novo ciclo para os Jogos de Paris.

É o caso de Victoria Vizeu, de apenas 17 anos, expressivos resultados nas categorias de base e quinta colocada no último ranking nacional, ainda em 2019. Ela sabe que a competição deste ano será cercada de cuidados para evitar a propagação da Covid-19, mas comemora o retorno dos torneios nacionais.

“Embora a situação da pandemia ainda exija algumas mudanças e novos protocolos, fico feliz com a retomada das competições, pois acredito que o evento será uma boa forma para avaliar o que precisa ser ajustado no início desse novo ciclo para que possamos melhorar mais o nosso desempenho”, diz a jovem atleta.

A briga no torneio feminino de espada promete ser intensa. Amanda Simeão e Marcela Silva, ambas com 27 anos, acumulam experiência internacional e vitalidade. Elas figuravam nas posições subsequentes a de Nathalie no ranking nacional e despontam também como favoritas nesta retomada.

No masculino, jovens como Alexandre Camargo e Fabrizio Lazarotto, ambos com 22 anos e companheiros de Athos Schwantes na Academia Mestre Kato, em Curitiba, são exemplos da nova geração que quer brilhar nas pistas.

“É uma competição muito importante, por ser a primeira depois de tanto tempo. A dificuldade irá ser grande para todos por conta das condições que tivemos para se preparar. Estou muito contente de retornar as pistas de competição, acredito que será o início de uma caminhada longa e que terei muito trabalho duro pela frente. Sigo focado nos meus objetivos e vou dar tudo para conseguir os melhores resultados em todas as competições que virão”, avisa Camargo, empolgado com a disputa.

Protocolos

Para permitir a volta dos torneios, a Confederação Brasileira de Esgrima precisou se adaptar aos novos tempos. Depois de ouvir o seu Conselho Técnico em diversas oportunidades, foi definido o protocolo de segurança, muito inspirado nas experiências de bolhas realizadas nos torneios da Federação Internacional de Esgrima (FIE), com testagem de todos os presentes, máscaras e higienização constante, além de hospedagem única para atletas de outros estados.

Outra adaptação importante foi a divisão dos torneios do Circuito por armas, acontecendo em datas e cidades diferentes, evitando aglomeração num mesmo período. Desta forma, o Rio recebe o torneio de espada, Porto Alegre terá a disputa do florete, no próximo final de semana (26 e 27), e São Paulo será a sede do torneio de sabre (3 e 4 de julho). O processo se repetirá em agosto, após os Jogos Olímpicos de Tóquio.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support