Disputada em formato inédito, competição passará a integrar o calendário nacional da esgrima no país – Foto: Rosele Sanchotene
Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
As pistas do Clube Militar (RJ) foram palco, nesta sexta-feira (9), de uma novidade na esgrima brasileira: o Troféu Brasil por Duplas. Pela primeira vez, um torneio nesse formato foi disputado como competição válida pelo circuito nacional da modalidade, chancelada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
Neste dia inicial, três parcerias se sagraram campeãs no Rio de Janeiro, sendo duas do Paulistano (SP), ambas no feminino: no sabre, Karina Trois e Pietra Chierighini; e na espada, Victoria Vizeu e Laura Correia. No florete masculino, os primos chilenos Leopoldo e David Alarcón conquistaram o título.
“A ideia é experimentar esse novo formato de competição, mais rápido e mais parelho. O Brasil tem a intenção de apresentar à FIE (Federação Internacional de Esgrima) a sugestão de que ela faça parte das competições, substituindo a disputa por equipes em alguns campeonatos”, explicou Arno Schneider, diretor técnico e vice-presidente da CBE.
“Nesta edição, no Rio, não haverá reservas, mas tentaremos implantar essa substituição no próximo torneio. Novas ideias estão surgindo para esse tipo de competição, e queremos saber a opinião dos atletas”, revelou o dirigente.
Paulistano fatura no sabre feminino
O Troféu Brasil por Duplas teve início com a competição de sabre feminino. As poules foram disputadas por seis duplas. Após os quadros, a final foi entre as duplas 1 do Paulistano (Karina Trois e Pietra Chierighini) e a do Chile (Yolanda Muñoz e Elizabeth Mayor), que nas semifinais bateram, respectivamente, as parcerias 3 e 2 do Paulistano por 26-20 e 20-18.
Uma vitória pelo placar de 20-14 sobre as chilenas deu o ouro no sabre feminino à dupla do Paulistano, enquanto o conjunto 2 deste mesmo clube (formado por Luiza Lee e Stella Santos) levou o bronze. Karina e Pietra foram as primeiras a conquistar o título no novo formato de competição.
“Este formato de duplas é bem mais rápido do que a prova por equipes, mas achei meio estranho ter a disputa das poules”, disse Pietra. “Concordo, creio que deveria iniciar já na fase eliminatória. No sabre até funcionou, mas não sei se nas outras armas será desta forma”, completou Karina.
No florete masculino, deu Chile
A primeira prova masculina do Troféu Brasil por Duplas foi vencida por uma parceria estrangeira. Uma parceria do Chile (país que participou da disputa como convidado da CBE) ficou com a medalha de ouro na competição, que foi disputada por oito duplas, em duas poules.
Na fase semifinal, o primeiro time chileno bateu o conjunto 3 do Pinheiros por 20-14. Já no grande clássico paulista da esgrima, disputado pelas duplas principais dos clubes, o Pinheiros bateu o Paulistano por 20-7 e se credenciou a disputar a decisão.
No duelo final, melhor para a dupla chilena (formada pelos primos Leopoldo e David Alarcón). Com uma vitória por 20-17, eles ficaram com o título da competição. A medalha de bronze foi para o conjunto principal do Paulistano, que bateu por 20-16 a dupla de número 3 do mesmo clube.
“Estava muito calor aqui no Rio, mas conseguimos superar as adversidades”, afirmou David Alarcón. “Gostei deste novo formato de competição. O torneio teve nível muito alto e estamos felizes com o título”, completou Leopoldo.
Na espada feminino, Paulistano volta a vencer
A disputa da espada feminino foi a última do dia nas pistas do Clube Militar. E a que teve o maior número de duplas inscritas, num total de 13. Por isso, a fase eliminatória, após as poules, foi iniciada no quadro de 16, e não no de 8, como ocorreu no sabre feminino e no florete masculino.
Paulistano (com Victoria Vizeu e Laura Correia) e Dourado Esgrima (com Maria Paro e Mariana Gondo) se classificaram para decidir o título após vitórias, nas semifinais, sobre a dupla do Chile (24-20) e a do Pinheiros (20-15).
Na final, Victoria e Laura mostraram seu talento e conseguiram uma expressiva vitória por 20-10, garantindo mais um título para o Paulistano. O bronze ficou com a dupla chilena, formada por Analia Fernandez e Paula Vasquez.
“Achei um torneio bem bacana. Nossa dupla foi consistente do início ao fim”, afirmou Victoria. “É bastante diferente de jogar em duplas, mas também muito interessante”, concluiu Laura.
Programação
Neste sábado (10), as pistas do Clube Militar voltam a receber as disputas individuais do Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro. Serão realizadas as competições de florete feminino, sabre e espada masculinos. Com essas mesmas armas, domingo (11), teremos as disputas do dia de encerramento do Troféu Brasil por Duplas.
O Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro e o Troféu Brasil por Duplas são transmitidos ao vivo na CBEsgrima TV: https://www.youtube.com/@cbesgrima
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]