Competição, realizada pela primeira vez no Circuito Nacional da CBE, teve boa aceitação dos atletas
(Foto: Rosele Sanchotene)
Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
Disputado pela primeira vez como competição oficial do calendário nacional da CBE, o Troféu Brasil por Duplas teve seu dia de encerramento neste domingo (11) nas pistas montadas no Clube Militar (RJ). Três parcerias se sagraram campeãs: Pedro Petrich e Nicolas Deguchi (Academia Mestre Kato-PR), na espada; as chilenas Lisa Montecinos e Rafaela Santibañez, no florete; e Henrique Garrigós e Renato Saliba (Paulistano-SP), no sabre.
O torneio, que contou com a participação de esgrimistas estrangeiros como convidados, teve boa aceitação por parte dos atletas. A intenção da CBE é que o novo formato faça parte das competições, substituindo a disputa por equipes em algumas ocasiões. Essa sugestão será apresentada futuramente à FIE (Federação Internacional de Esgrima).
Paraná domina na espada
A dupla campeã na espada masculina foi composta por Pedro Petrich e Nicolas Deguchi, da Academia Mestre Kato-PR. O ouro veio após vitória por 20-16, numa final paranaense, sobre Leopoldo Gubert e Fabrizio Lazarotto, do Círculo Militar-PR. Richard Grunhauser e Nicolas Ferreira, do Pinheiros-SP, ficaram com o bronze.
“Gostei muito desta competição, pois é rápida e não maçante”, disse Petrich. “Poderia haver duplas mistas, como ocorre em alguns países”, completou o canadense Deguchi.
Unificação chilena no florete
No florete feminino, o título ficou com a dupla chilena Lisa Montecinos e Rafaela Santibañez. O triunfo na final, por 20-6, foi sobre Ana Toldo e Giovana Bonetti, do Grêmio Náutico União-RS. Completaram o pódio, com o bronze, Gabriella Vianna e Valentina Basso, do Pinheiros-SP.
Com o resultado, o Chile (país que participou da competição a convite da CBE) confirmou seu domínio no florete no Troféu Brasil por Duplas. Isso porque, no primeiro dia de competição, os primos chilenos Leopoldo e David Alarcón conquistaram o título do florete masculino.
Paulistano brilha no sabre
Última arma a conhecer seu campeão no Rio de Janeiro, o sabre masculino teve a conquista de Henrique Garrigós e Renato Saliba, do Paulistano-SP. A parceria venceu na decisão Bruno Pekelman e Enrico Pezzi, do Pinheiros-SP, por 20-13. O bronze ficou com Erico Patto e Matheus Becker, também do Pinheiros-SP.
“Nunca havíamos jogado neste formato, foi bem divertido. Mas creio que poderia haver um reserva”, opinou Garrigós. “Esse título é uma homenagem ao Dia dos Pais”, dedicou Saliba.
Campeões do Torneio Brasil por Duplas
- Espada masculino – Pedro Petrich e Nicolas Deguchi (AMK-PR)
- Espada feminino – Victoria Vizeu e Laura Correia (Paulistano-SP)
- Florete masculino – Leopoldo Alarcón e David Alarcón (Chile)
- Florete feminino – Lisa Montecinos e Rafaela Santibañez (Chile)
- Sabre masculino – Henrique Garrigós e Renato Saliba (Paulistano-SP)
- Sabre feminino – Karina Trois e Pietra Chierighini (Paulistano-SP)
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]