Skip to main content

Brasileiros fecham o primeiro dia em Curitiba (PR) com dois ouros, três pratas e cinco bronzes. Campeonato Sul-Americano Infantil e Veteranos prossegue até sábado (19)

Pro alto! Antonio Teixeira é levantado pelos colegas após a conquista em Curitiba. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Campeonato Sul-Americano Infantil e Veteranos iniciou nesta terça-feira (15) na paranaense Curitiba, com dois brasileiros chegando ao ponto mais nobre do pódio. Foram os casos de Mariana Melo, do Club Athletico Paulistano/SP, e de Antônio Teixeira, do Grêmio Náutico União/RS, medalhistas de ouro respectivamente na espada sub-13 feminina e no florete sub-11 masculino. Sophia Asquino, Lucas Macedo e Antonella Dinucci conquistaram medalha de prata, com Valentina Basso, Bernardo Costa, Henrique Augusto, Lucas Ramos e Mariana Rocha faturando o bronze.

Mariana Melo protagonizou uma final caseira contra Sophia Asquino (Life Quality) na espada sub-13 feminina, a qual venceu por doze toques contra dois, seguindo a risco a sua estratégia de jogo. “A minha estratégia era tocar no braço e realmente deu certo”, comentou. “No início eu estava muito nervosa, mas me acalmei, pois sabia que se continuasse nervosa, iria perder”, afirmou a campeã. Outra brasileira, Valentina Basso (Pinheiros/SP) foi medalhista de bronze ao lado da peruana Nayeli Rivas.

A trajetória de Antônio Teixeira até a medalha de ouro no florete sub-11 masculino foi marcada por duelos bastante equilibrados, com o gaúcho mantendo a sua habitual calma para sair vencedor. “Parabéns para mim”, brincou descontraído. A final, contra o venezuelano Mathias Rodriguez, teve uma virada a favor do brasileiro nos segundos finais (8 a 6).

“Meu técnico me deu dicas, que consegui executar muito bem. Estou muito feliz”, festejou. Como prêmio, além da medalha o esgrimista ganhará de sua família uma customização em sua máscara, com as cores do Brasil. Bernardo Costa, também do Grêmio Náutico União/RS foi bronze, acompanhado do chileno Nicolas Solis.

No florete sub-11 feminino o título foi para o Peru. Misaki Okada venceu a brasileira Antonella Dinucci (Pinheiros/SP) na final, por 8 a 1, subindo assim ao ponto mais nobre do pódio. Marina Rocha, do União/RS, foi medalhista de bronze ao lado da argentina Francesca Carbone.

Na espada sub-13 masculina, o equatoriano Tomas Procel entrou na festa brasileira, ficando com a medalha de ouro. Na final, marcou 12 a 3 em Lucas Macedo, atleta local do Clube Curitibano. Também do Clube Curitibano, Henrique Augusto foi bronze, ao lado de outro brasileiro, Lucas Ramos (Life Quality/SP).

Nesta quarta-feira, dia 16, competem pela manhã as categorias de florete masculino e feminino sub-13. Depois do almoço jogam o sabre masculino e feminino sub-11. As semifinais e finais de cada prova serão transmitidas ao vivo pela CBEsgrima TV, pelo YouTube e Facebook, com sinal aberto para as pistas nas fases preliminares.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support