Capital dos paranaenses recebe até sábado, dia 19, o Campeonato Sul-Americano Infantil e Veteranos, evento que teve aproximadamente 200 inscrições

Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Capital de todos os paranaenses, Curitiba passa a acumular temporariamente outro importante título, o de Capital da Esgrima na América do Sul. Desta terça-feira (15) até sábado (19), o rejuvenescido ginásio da Praça Oswaldo Cruz recebe o Campeonato Sul-Americano de Jovens e Veteranos, uma promoção da Confederação Sul-Americana de Esgrima, com a organização e coordenação local da Confederação Brasileira de Esgrima, com o apoio da Federação Paranaense de Esgrima e da Prefeitura de Curitiba. O evento recebeu em torno de 200 inscrições para disputas de jogos nos dois gêneros, três armas e nas categoriais sub-11, sub-13, veterano 40, veterano 50, além da veterano 60.
Muitos destes atletas estiveram em ação no início do mês na mesma Curitiba, quando a Sociedade Thalia sediou de forma simultânea o Campeonato Brasileiro Infantil e o Campeonato Brasileiro Veterano. Agora, a principal mudança será no palco. As pistas serão montadas no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, localizado no coração curitibano. Outra novidade é a presença de esgrimistas de outros países neste encontro de gerações do esporte.
Nesta terça (15) pela manhã ocorrem as competições de espada feminina sub-13 e florete masculino sub-11, totalizando 23 esgrimistas em atividade, dentre eles Valentina Basso (Pinheiros/SP) e Bernardo Costa (União/RS), líderes do ranking nacional.. No período da tarde entram em ação as categorias espada masculina sub-13 e florete feminino sub-11, com seus 20 competidores. Prova em que Henrique Augusto, do Clube Curitibano/PR, terá a torcida da casa a seu favor, enquanto Marina Rocha, do União/RS, puxa a fila das floretistas.
Logo cedo na quarta-feira, dia 16, competem as categorias florete masculino e feminino sub-13, totalizando 24 esgrimistas. Atletas do Esporte Clube Pinheiros/SP, Valentina Basso e Pedro Pascuotti ponteiam o ranking nacional e estão confirmados na competição. Depois do almoço jogam as categorias sabre masculino e feminino sub-11, com 19 participantes, com Ágatha Magalhães (Baldin/SP) e André Ramos (Paulistano/SP) puxando a esquadra verde e amarela.
A quinta-feira (17) marca o último dia destinado às competições entre os jovens esgrimistas. No período matutino vão à pista os atletas da espada masculina sub-11 e sabre feminino sub-13, totalizando 19 participantes. Destaques para Guilherme Goivinho (Life Quality/SP) e Ana Beatriz Fraga (Pinheiros/SP), primeiros colocados no ranking nacional em suas armas e faixa etária. No turno vespertino, Joaquim Pelucio (Pinheiros/SP) e Nina Yamashita (Abel Melián/SP) lideram os times brasileiros no sabre sub-13 masculino e espada sub-11 feminina. Antonella Dinucci, líder do ranking nacional da espada sub-11, é uma das atrações.
No quarto dia de competições, a sexta-feira (18), os veteranos iniciam as suas buscas por medalhas. Estão confirmadas as participações de todos os campeões brasileiros da atual temporada no evento em Curitiba: Luciano Souza (CMPR/PR), Lorana Schwantes (Mestre Kato/PR), Silvia Rothfeld (Paulistano/SP), Carlos Augusto Gonçalves (São Jorge/SP), Andrea Chen (Pinheiros/SP), Luiz Petrachi (Paulistano/SP), Patricia di Cunto (Paulistano/SP), Ricardo Rodrigues (União/RS), Olegario Vasconcelos (São Jorge/SP), Cledola Tello (Barroca/MG) e Roberto Lazzarini (Pinheiros/SP).
Primeiramente acontece o certame de espada, nos dois gêneros, com seus 33 participantes divididos entre as categorias veterano 40, 50 e 60. Encerradas as provas de espada, o florete masculino pede passagem com seus dez atletas, também nas três categorias. E fechando a programação no sábado, dia 19, competem os esgrimistas do florete feminino, além do sabre nos dois gêneros. São 24 os esgrimistas inscritos, divididos nas categorias veterano 40, 50 e 60.
As semifinais e finais de cada prova serão transmitidas ao vivo pela CBEsgrima TV, pelo YouTube e Facebook, com sinal aberto para as pistas nas fases preliminares.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima